É o estudo das relações entre: produto da concepção; Bacia materna; Útero materno.
Para o Ministério da Saúde, mulheres com mais de 35 anos são consideradas gestantes de alto risco, pois são mais vulneráveis a algumas doenças como hipertensão gestacional e diabetes gestacional, por exemplo.
Hipertensão na gravidez; Síndrome Hellp; Trabalho de parto por tempo prolongado....Sinais para ir ao médico
Os sintomas da gravidez na pré-menopausa são os mesmos de uma gravidez em qualquer outra fase da vida, porém, devido à ausência da menstruação, ela pode ser percebida tardiamente, então, é importante que a mulher sempre fique atenta aos sinais, como sensibilidade nas mamas, irritação e dor pélvica.
Acredita-se que a redução do estrogênio altere a forma com o corpo digere as gorduras da alimentação, fazendo com que haja maior produção de gases, o que seria o responsável pela sensação de barriga inchada.
Na menopausa, por outro lado, a mulher não consegue mais engravidar naturalmente. Apesar disso, é possível engravidar durante essa fase contando com a ajuda da reprodução assistida. Em ambos os casos, a gravidez é considerada como tardia, como toda gravidez após os 40 anos de idade.
Depois da menopausa não é possível engravidar – Verdade Na menopausa não é possível uma vez que há insuficiência ovariana. Não é possível engravidar, levando em consideração que a menopausa já esteja instalada, passado 1 ano de amenorreia (ausência da menstruação).
A mulher que apresenta o quadro de menopausa possui uma chance menor que 10% para conseguir engravidar naturalmente. A partir de procedimentos de implantação de óvulos, por meio de ovodoação e Fertilização In Vitro, as chances para que uma mulher com menopausa precoce engravide aumenta para até 50%.
Para o médico especialista em reprodução humana, Arnaldo Schizzi Cambiaghi a mulher pode engravidar até aos 55 anos sem nenhum problema desde que ela seja saudável.
Segundo o urologista Guilherme Leme, especialista em reprodução assistida pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), as chances de uma gravidez depois dos 50 anos é de menos de 1%, tanto naturalmente quanto em reprodução assistida. "O custo do tratamento é alto, além de ter um desgaste psicológico muito grande.
“As mulheres hoje chegam aos 50 anos com a mesma capacidade de gestar que uma de 30”, diz Edson Borges, diretor médico da clínica Fertility, em São Paulo. Mas nada seria possível sem a extraordinária evolução da medicina reprodutiva. A capacidade de engravidar naturalmente depois dos 40 anos é baixíssima.
Engravidar aos 48 anos, seja naturalmente ou por meio de fecundação in vitro, é considerado um fenômeno raríssimo. De acordo com o ginecologista Eduardo Motta, diretor da Clínica Huntington, especializada em reprodução humana, a chance é de 0,1 ou de 1 em mil.
Caso a mulher opte por ter uma gravidez tardia, a única forma de a gestação acontecer é durante o período da pré-menopausa. Pois nesta fase, apesar dos hormônios estarem começando a sofrer a redução natural, é possível, por meio do tratamento de reposição hormonal e fertilização in vitro, reverter esta situação.
Ainda que a mulher opte pela fertilização, observa Amaral, os riscos da gravidez em idade avançada serão os mesmos: prematuridade, bebê com baixo peso, diabetes gestacional e hipertensão.
Uma gravidez natural após os 50 anos é raríssima e improvável. Por isso existem as técnicas de reprodução assistida", diz. O maior entrave para engravidar após os 50 é com relação a óvulos - quanto mais velha a mulher estiver, pior a qualidade do óvulo.