A unha é uma lâmina córnea que se superpõe à face dorsal das falanges distais. As unhas protegem as sensíveis extremidades digitais, prestam-se à função de arranhar. Não se pode esquecer também sua função cosmética (GONZÁLEZ-SERVA, 1997).
As unhas são feitas de uma proteína rígida chamada queratina e são uma forma modificada dos cabelos, são compostas por: A margem livre é a parte da unha que se estende além do dedo. Não há terminações nervosas nessa região, logo não sentimos dor ao cortá-la.
A matriz ungueal localiza-se na base da unha sendo o local a partir de onde a unha cresce. A cutícula prende a parte superior da placa ungueal à pele atrás dela. A lúnula é a forma em meia-lua na base da unha. As pregas ungueais são as dobras de pele dura nos lados da placa ungueal onde a unha e a pele se encontram.
Confira 10 sinais de alerta que suas unhas podem mostrar:
A presença de alterações nas unhas pode ocorrer por um processo de envelhecimento natural ou alguma lesão como pancadas, mas também pode ser sinal de alguns problemas de saúde, como deficiência de vitaminas, alterações hormonais, infecções por fungos, diabetes, doenças do coração e pulmões ou, até mesmo, câncer.
Tinha ungueal (micose da unha ou onicomicoses) 1 dose única semanal de fluconazol até que a unha infectada seja totalmente substituída pelo crescimento (o que demora de 3 a 6 meses nas mãos e de 6 a 12 meses nos pés, mas isso pode variar de pessoa para pessoa).
Essa condição resultante de traumas ou tratamentos quimioterápicos a base de Docetaxel e Paclitaxel, é caracterizada pela separação da lâmina ungueal do leito ungueal, ou seja, ocorre um desprendimento da unha de sua base.
Se você tem pele sensível, cubra o entorno das unhas com vaselina. Dessa maneira, a acetona não entrará em contato com a pele. Para soltar a cola, mergulhe a unha diretamente na acetona ou molhe um algodão com o produto e esfregue na unha até a cola se desprender.
O tratamento varia de acordo com a causa. Sendo assim, se a mancha foi provocada por uma micose, são prescritos antifúngicos de uso tópico ou oral. “A substituição do fármaco costuma resolver a melanoníquia medicamentosa”, diz o Dr. Hirata.
Pterígio ungueal, que é causado por líquen plano, caracteriza-se por cicatriz na região proximal da unha para a frente em forma de V, causando, por fim, perda da unha. A alopecia areata pode ser associada a depressões longitudinais regulares, formando um padrão geométrico. As depressões são pequenas e finas.
A maioria das infecções das unhas é fúngica (onicomicose), mas podem ocorrer infecções bacterianas e virais. A unidade ungueal é formada pela placa ungueal (a parte dura da unha formada pela proteína queratina) e pelas estruturas circundantes. O leito ungueal fica abaixo da unha e prende a unha ao dedo.
A síndrome da unha esverdeada é causada por uma infecção por espécies de Pseudomonas. Ela geralmente surge em pessoas que têm onicólise (separação parcial entre o leito ungueal e a placa ungueal ou perda da placa ungueal) ou paroníquia crônica e cujas mãos ficam frequentemente na água ou expostas a agentes irritantes.
Quando estão saudáveis, as unhas são lisas e suaves e têm uma cor uniforme. Contudo, existem casos em que podem “ganhar” uma nova cor (amarelo ou azul) ou forma (ondas) ou até ficar mais quebradiças.
Pomadas e/ou cremes