O tratamento vai depender do grau da inflamação e dos sintomas de cada paciente. Mas, de modo geral, o protocolo inclui o uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios, antialérgicos, soro fisiológico, compressas com água quente e/ou fria e até o uso de alguns tipos de pomadas.
O tratamento para córnea arranhada pode ser feito com medidas simples como os passos que indicamos a seguir.
Coloque os braços em uma superfície plana, feche os olhos e coloque as palmas das mãos sobre os olhos, mantendo-os em completa escuridão. Respire devagar e relaxe por um ou dois minutos. Lentamente, retire as mãos e abra os olhos novamente. Mantenha a cabeça reta enquanto está sentado.
Geralmente, o medicamento mais comum usado no caso de dores nos olhos é a dipirona. Importante lembrar que uma pessoa NUNCA deve se automedicar.
A dor ocular pode ser grave e contundente, dolorosa ou pulsátil, ou a pessoa pode sentir apenas uma leve irritação na superfície do olho ou a sensação de um objeto estranho no olho. Muitas causas de dor no olho também podem fazer com que o olho fique vermelho.
Sintomas da pressão intraocular elevada
No caso de glaucoma agudo, é muito comum sentir dores nos olhos e na cabeça, principalmente na região da testa. Isso acontece porque o aumento repentino da pressão intraocular leva a uma resposta diferente dos nervos, transmitindo essa sensação de que algo está dolorido.
Dor no olho e dor de cabeça: pode indicar problemas de visão ou gripe; Dor e vermelhidão: é um sintoma de inflamação no olho, como conjuntivite; Dor ao piscar: pode ser sintoma de terçol ou de cisco no olho; Dor no olho e na testa: surge frequentemente em casos de enxaqueca.
Uma boa estratégia para combater a dor e o cansaço nos olhos fazer é fazer uma massagem sobre os olhos fechados e também fazer alguns exercícios simples porque eles alongam a musculatura ocular, diminuindo a tensão sobre eles, trazendo alívio deste desconforto.