Las tabletas y las cápsulas de metronidazol se utilizan para tratar infecciones del sistema reproductor, tracto gastrointestinal (GI), piel, corazón, huesos, articulaciones, sangre, sistema nervioso y otras áreas del cuerpo. Las tabletas y las cápsulas de metronidazol también se utilizan para tratar enfermedades de transmisión sexual (ETS). Las tabletas de liberación prolongada (acción prolongada) de metronidazol se utilizan para tratar la vaginosis bacteriana (una infección ocasionada por determinado tipo de bacterias dañinas en la vagina) en las mujeres. El metronidazol pertenece a una clase de medicamentos llamados antimicrobianos. Su acción consiste en detener el crecimiento de la bacteria.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Os pacientes devem ser alertados sobre a possibilidade de confusão, vertigem, alucinações, convulsões ou distúrbios visuais e aconselhados a não dirigir veículos ou operar máquinas caso estes sintomas ocorram.
AHFS® Patient Medication Information™. © Copyright, 2023. The American Society of Health-System Pharmacists®, 4500 East-West Highway, Suite 900, Bethesda, Maryland. Todos los derechos reservados. La duplicación de este documento para su uso comercial, deberá ser autorizada por ASHP. Traducido del inglés por HolaDoctor.
O estudo randomizado aberto de Bouchet L. et al. também confirma a eficácia de metronidazol via oral por 7 dias, na tricomoníase, apresentou índice de cura de 100% 3.
El metronidazol está contraindicado para pacientes alérgicos a cualquier sustancia de su fórmula, mujeres gestantes en el primer trimestre de embarazo y mujeres en periodo de lactancia. Además, no se debe combinar su uso con el consumo de bebidas alcohólicas, ya que en ese caso el metronidazol provoca efectos secundarios importantes y muy incómodos, como vómitos, falta de aire y palpitaciones.
Mantenga este medicamento en su envase original, cerrado herméticamente y fuera del alcance de los niños. Almacénelo a temperatura ambiente y lejos de la luz, del exceso de calor y de la humedad (no lo guarde en el baño).
As concentrações hepática e biliar são altas, enquanto as concentrações no cólon e fecal são baixas. A excreção do metronidazol e seus metabólitos é principalmente urinária e representa 35 a 65% da dose ingerida.
Após a administração de uma dose única de 500 mg de metronidazol, o nível plasmático médio é de 10 µg/ml, uma hora após a administração. A meia-vida plasmática é de 8 -10 horas. A ligação às proteínas plasmáticas é baixa: menor que 20%. O volume de distribuição é alto, em média 40 litros (0,65 L/kg).
AHFS® Patient Medication Information™. © Copyright, 2023. The American Society of Health-System Pharmacists®, 4500 East-West Highway, Suite 900, Bethesda, Maryland. Todos los derechos reservados. La duplicación de este documento para su uso comercial, deberá ser autorizada por ASHP. Traducido del inglés por HolaDoctor.
Foram notificados casos de reações cutâneas bolhosas severas, como síndrome de Stevens Johnson (SSJ), necrólise epidérmica tóxica (NET) ou pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA) com metronidazol. Se estiverem presentes sintomas ou sinais de SSJ, NET ou PEGA, o tratamento com Metronidazol deve ser imediatamente interrompido.
Para o tratamento da amebíase intestinal, a dose recomendada é de 500 mg, 4 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias. Para o tratamento da amebíase hepática, a dose recomendada é de 500 mg, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias.
Referência: Weir CB, Le JK. Metronidazole. [Atualizado em 2021 Jun 29]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan-. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK539728/.
A dose do metronidazol para prevenção de infecção cirúrgica, deve ser indicada pelo médico de acordo com o tipo de cirurgia a ser realizada. Geralmente, a dose recomendada para adultos e crianças maiores de 12 anos é de 500 mg a cada 8 horas, na forma de solução injetável, feita no hospital, começando aproximadamente 48 horas antes da cirurgia, e a última dose deve ser administrada pelo menos 12 horas antes da cirurgia.
O metronidazol também pode ser utilizado no tratamento de picadas de inseto, fístulas perianais, endocardite, meningite, algumas infecções respiratórias como a pneumonia, no período pós-operatório, na rosácea e no tratamento de infecções por Helicobacter pylori. A sua indicação ainda tem sido objeto de estudo nos partos prematuros e doenças periodontais. Como esses usos não constam da bula, eles são chamados de off label.
Bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool não devem ser ingeridos durante o tratamento com metronidazol e no mínimo 1 dia após o mesmo, devido à possibilidade de reação do tipo dissulfiram (efeito antabuse), com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia.
Aguarde o horário da próxima dose, e tome o remédio normalmente, conforme orientação médica e do farmacêutico. É desaconselhado tomar doses em dobro de uma vez só para compensar a dose que foi esquecida. Se você sempre se esquece de tomar seus remédios, use algum tipo de alarme para lembrar-se.
Foram reportados casos de hepatotoxicidade/insuficiência hepática aguda, incluindo casos fatais, com início muito rápido após o começo do tratamento, em pacientes com Síndrome de Cockayne usando medicamentos contendo metronidazol para uso sistêmico. Portanto, nesta população, o metronidazol deve ser utilizado após uma cuidadosa avaliação de risco-benefício, e apenas se não houver tratamento alternativo disponível.
Dada a utilização desse fármaco há mais de meio século, seus efeitos são bastante conhecidos. Contudo, é importante que você faça o uso racional desse remédio, ou seja, utilize-o de forma apropriada, na dose certa e por tempo adequado, conforme orientação médica e do farmacêutico.
No estudo de Lossick JG em relação ao tratamento de vaginite/vaginose, descreve que podem ser tratadas com metronidazol 2g via oral por 3-7 dias mostrando alta eficácia 4.
Quanto aos idosos, a médica confirma que eles também podem ser beneficiados por esse fármaco e não há orientações especiais de uso. No entanto, no momento da indicação, os médicos devem estar atentos à presença de eventuais contraindicações, além das possíveis interações medicamentosas.
Metronidazol está indicado na profilaxia e tratamento das infecções causadas por bactérias anaeróbias como Bacteroides fragilis e outros bacteroides, Fusobacterium sp; Clostridium sp; Eubacterium sp; e cocos anaeróbios.
O tempo para início dos efeitos do medicamento Metronidazol pode variar de acordo com a forma de administração escolhida....Quando o Metronidazol começa a fazer efeito?
olá !! o tempo de melhora dos sintomas podem variar de acordo com a intensidade da inflamação e da resposta de cada mulher ... porém com 2-3 dias de uso a coceira já deveria melhorar.
Depende muito do medicamente e deu organismo, mas a bula diz que o metronidazol tem meia-vida média de 6 a 8 horas e é completamente eliminado após cerca de 21 horas.
Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Oi, o ideal é não ter relações sexuais durante os tratamentos com creme e pomada vaginal, pois pode diminuir a eficácia, não tratar completamente e aumentar as chances de recomeçar ( ou repetir) o tratamento.
Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta. Nenhum pomada ginecológica irá ajudar a engravidar mas não irá dificultar uma gravidez.
A candidíase na gravidez é bem comum e não tem perigo para o seu bebê. Mesmo que não prejudique, se o bebê nascer de parto normal e você estiver com candidíase, é possível que ele apresente os sintomas da doença nos seus primeiros dias de vida, como algumas feridinhas brancas dentro da boca - o tão conhecido sapinho.
Olá. Se você está utilizando o metonidazol via vaginal, você deverá evitar relações sexuais durante o tratamento. Mas o metronidazol não altera a sua fertilidade, não dificulta a gravidez e não fará mal para o seu futuro bebê.
A ingesta de álcool durante tratamento com metronidazol é contraindicado até 01 dia após do tratamento com o tratamento com antibiótico, sob risco de ocorrer efeito antabuse com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).
A candidíase na gravidez pode estar presente sem apresentar nenhum sintoma, mas a situação mais comum é o surgimento de:
Uma consequência da candidíase é a alteração do pH da região íntima. Ocasionalmente isso pode provocar que o ambiente seja hostil para os espermatozoides. Além disso, durante o tratamento com uso de antifúngicos e cremes vaginais, os espermatozoides terão mais dificuldades de movimentação para chegar ao óvulo.
O não tratamento da candidiase não provoca uma doença grave mas o desconforto dos sintomas pode ser intolerável e insuportável. Se você não sente nada e o seu exame físico é normal, nenhum tratamento será necessário, mesmo que o resultado do Papanicolaou traga o resultado de candida.