Os ureteres se desenvolvem a partir dos botões uretéricos, que são bolsas externas do ducto mesonéfrico. ... O ducto mesonéfrico está conectado à cloaca, que ao longo do desenvolvimento se divide em um seio urogenital e o canal anorretal. A bexiga urinária se forma a partir do seio urogenital.
Os rins permanentes se desenvolvem a partir de duas fontes: o divertículo uretral ou metanéfrico, o broto uretérico e o blastema metanéfrico ou a massa metanéfrica de mesoderma intermediário.
Desenvolve-se na região lombar do embrião desde o começo da quinta semana e dele derivam os néfrons definitivos. Os ureteres e o rim definitivo surgem de esboços diferentes por interações combinadas entre ambos.
No início, os rins estão na pelve, porém com o crescimento da pelve e do abdome do embrião, os rins se localizam no abdome, chegando à posição adulta na 9ª semana, quando se encontram com as glândulas supra-renais.
O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo, um enovelado de capilares, e por uma região expandida que envolve o glomérulo, chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman. Parte da cápsula um longo túbulo, que apresenta três regiões: o túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal.
Os problemas de coluna mais comuns, são lombalgia, artrose e hérnia de disco, que afetam principalmente adultos e podem estar relacionadas ao trabalho, má postura e sedentarismo.