Astrometria ou astronomia de posição é o ramo da astronomia que lida com a medida precisa da posição das estrelas e de outros corpos celestes, assim como de suas distâncias e seus movimentos.
O exemplo mais fácil é o círculo do horizonte. O horizonte é um círculo sobre a esfera celeste que a divide ao meio: o hemisfério que está acima do horizonte é a parte visível da esfera celeste. Só conseguimos ver no céu os astros que estão no hemisfério visível, acima do horizonte.
Com o passar das horas, os astros se movem no céu, nascendo a leste e se pondo a oeste. Isso causa a impressão de que a esfera celeste está girando de leste para oeste, em torno de um eixo imaginário, que intercepta a esfera em dois pontos fixos, os Pólos Celestes.
Vista de qualquer posição, se forma uma esfera que possui raio concêntrico e indefinido com as coordenadas do planeta Terra. Assim, todos os objetos visualizados no céu podem ser representados como "projeções" na abóbada celeste.
Em astronomia e navegação, a esfera celeste, incluindo a meia esfera do dia e da noite, é a própria abóbada celeste que vemos no céu. Visto de qualquer posição, forma-se uma esfera de raio indefinido e concêntrico com as coordenadas da Terra.
Em astronomia temos a "esfera celeste", que pode ser considerada como um globo fictício de raio indefinido, cujo centro radial é o olho do observador. Na esfera celeste os pontos das posições aparentes dos astros, independentemente de suas distâncias, marcam esta superfície hipotética.
O equador celeste é o círculo máximo determinado pela intersecção da esfera celeste com o plano perpendicular ao eixo terrestre que passa pelo centro da Terra. Em outras palavras, é uma projeção do equador terrestre para o espaço.
A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.
Significado de Equador substantivo masculino Grande círculo da esfera terrestre cujo plano é perpendicular ao meridiano.
A ECLÍPTICA. ... Esta órbita aparente do Sol na Esfera Celeste chama-se eclíptica. A inclinação da eclíptica é igual à inclinação do eixo Pólo Norte-Pólo Sul em relação ao plano da órbita da Terra.
A obliquidade da eclíptica é um ângulo que varia de 22,1° a 24,5°, em torno do valor médio de 23,4° com um período da ordem de 41 mil anos, conhecido como o ciclo de Milankovitch. Portanto, a obliquidade da eclíptica é o ângulo formado entre o plano do equador celeste e o plano da órbita do Sol (Eclíptica).
Como achar o Ponto Vernal: Bem, a forma mais óbvia é tendo a Eclíptica e o Equador Celeste e interceptando eles de modo que a Eclíptica vá do Sudeste para o Noroeste. Outra forma, é memorizar a sua posição, que é, atualmente (2020), próxima a uma das cabeças de Pisces.
24 horas