Segundo o texto do filósofo prussiano Immanuel Kant (1724-1804), para alcançar a maioridade e assim sua autonomia é necessário que o homem faça o uso da razão.
Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade.
Letra C: o trecho da obra de Kant fala sobre a preguiça e a covardia, e como elas causam a alienação dos seres humanos, isto é, fazem com que as pessoas percam o poder de decisão e o rumo de suas próprias vidas, fazendo com que sejam guiadas por outros.
Pode-se dizer que Kant parte da noção de que o controle social constrói uma estrutura de tutela em torno do indivíduo na perspectiva de supervisionar seu pensamento a respeito das coisas, mas de maneira a que esse controle não assuma um aspecto visível e marcante.
"Esclarecimento é a saída do homem da condição de menoridade autoimposta. Menoridade é a incapacidade de servir-se de entendimento sem a direção de um outro. Essa menoridade é autoimposta quando a causa da mesma reside na carência não de entendimento, mas de decisão e coragem em fazer uso de seu próprio entendimento.
Kant foi um dos mais célebres filósofos modernos. ... Kant fundou uma nova teoria do conhecimento, chamada idealismo transcendental, e a sua filosofia, como um todo, fundou o criticismo, corrente crítica do saber filosófico que visava, como queria Kant, a delimitar os limites do conhecimento humano.