Quando os raios-x incidem sobre o paciente, a placa recebe as imagens. Depois, a imagem é colocada em um leitor para ser transferida para o computador. Já a DR (radiografia digital ou direta) não necessita de chassis; ela processa as imagens usando uma placa de circuitos sensíveis à radiação.
A radiologia digital faz a captação das imagens com o uso de sensores digitais de raios X. A imagem é enviada diretamente para um computador, podendo ser gerenciada pelo profissional para melhor visualização. Essa tecnologia conta com avançadas funcionalidades para proporcionar qualidade, precisão e eficácia.
Quais as vantagens da radiologia digital e da convencional?
A radiografia é exame de imagem que utiliza raios X. Durante o procedimento, um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto (a parte do corpo a ser examinada). A densidade e a composição de cada área determinam a quantidade de raios X absorvida.
Tipos de Equipamentos de RX.
A fluoroscopia mostra uma imagem contínua do raio X em um monitor, bem como um filme do raio X. Durante o procedimento, um feixe de raio X é passado continuamente através da parte do corpo específica que está sendo examinada. As imagens são transmitidas a um monitor para avaliar o movimento do órgão.
A fluoroscopia consiste na obtenção, através desse dispositivo, de imagens de raios X em grande número e com alta resolução temporal que permitem ver o interior do paciente em movimento. As imagens geradas pelo aparelho podem ser gravadas com alta qualidade e revistas posteriormente.
O exame de fluoroscopia consiste em um método de imageamento que permite ver o paciente através de raios-X com alta resolução temporal.
Enquanto os raios X convencionais só geram imagens estáticas que necessitam de revelação posterior, a fluoroscopia produz imagens dinâmicas, com uma frequência de 25 a 30 quadros por segundo, que podem ser vistas em movimento, em um monitor. O aparelho que faz isso é chamado fluoroscópio.
A hemodinâmica nada mais é que um conjunto de componentes físicos que constituem o bombeamento de sangue no sistema cardiovascular em específico. Nesse sentido, diz respeito à pressão arterial, frequência cardíaca, fluxo sanguíneo, entre outros.
A via intravenosa é a mais comum para a administração de contrastes iodados e agentes paramagnéticos. Tudo se inicia, portanto, com uma punção venosa realizada por agente de saúde habilidoso e experiente (Figura 1).
27- QUAL É A FONTE DE RADIAÇÃO SECUNDÁRIA MAIS IMPORTANTE EM UM EXAME RADIOLÓGICO? (A) OS FATORES RADIOGRÁFICOS BÁSICOS SÃO: mA, kV, ESPESSURA, DISTÂNCIA OBJETO-FILME E FILTRO DE ALUMINIO DA JANELA DO TUBO.
O foco efetivo depende do tamanho do filamento do catodo e do ângulo do anodo, logo, quanto menor o filamento e o ângulo do anodo, mais qualitativo será o foco efetivo. 8 – Em qual incidência da coluna lombar é possível identificar a imagem com aparência de “cão escocês”? a) Ântero-posterior.
Roentgen (R): mede a quantidade de raios-x ou gama no ar (Coulombs/Kg) Gray (Gy): mede a dose absorvida de radiação. (Joules/Kg) Sievert (Sv): mede dano biológico da radiação para cada tipo de tecido – (Joules/Kg)
DOR ou DOFI O segundo fator de controle para a distorção é a distância entre o objeto radiografado e o filme radiográfico. Quanto mais perto o objeto estiver do filme radiográfico, menor será a ampliação e distorção do tamanho melhorando a resolução espacial, isto é, a visualização dos detalhes em uma imagem. 14.
Os aspectos que influenciam a nitidez das imagens são:
Quanto menor a densidade, menor é a qualidade da imagem. O controle desse fator é feito de acordo com a quantidade de raios-x emitida. Aspectos como a espessura da estrutura anatômica a ser examinada, bem como a distância entre o foco e o receptor também interferem na densidade.
É aí que entra a densidade de pixels, que define a relação entre as polegadas e a resolução. ... O resultado é um número expresso em pixels per inch (ppi) ou pixels por polegada. Quanto maior for a tela, menor será o ppi. Por outro lado, quanto menor o display, maior é a densidade de pixels por polegada da tela.
Os equipamentos são praticamente os mesmos de tomografias, ultrassons, raios-x, ressonâncias magnéticas, radioterapias e medicina nuclear. É claro que a escolha pelo exame a ser utilizado cabe ao especialista, e ele pode levar em conta, além da suspeita para o diagnóstico, o método de mais fácil de aplicação.
Alguns erros que podem ocorrer são: posicionamento inadequado do paciente, utilização de parâmetros técnicos inadequados, não utilização de meio de contraste endovenoso quando necessário, utilização do protocolo de exame errado, utilização dos parâmetros técnicos errados, e etc.
As decisões se baseiam em probabilidade. Por isso, o erro de diagnóstico é, em princípio, escusável, ou, dito de outra forma, nos casos controvertidos, o erro na identificação da patologia do paciente não deve ser tipificado como resultante de imperícia, imprudência ou negligência.
Agilidade na entrega dos exames A agilidade na entrega de um exame pode ser decisiva para aumentar as chances de uma recuperação mais ágil do paciente. Com o serviço de emissão de laudos à distância, o resultado dos exames são entregues em menos de 24 horas. Em casos de urgência é possível recebê-lo em até uma hora.
O laudo de tomografia é o resultado do exame de tomografia, descrito e assinado pelo médico radiologista. Para padronização e aceitação pela classe médica, todo resultado de tomografia deve ter uma estrutura correspondente à especialidade na qual o exame está inserido.
Quanto tempo demora até o resultado do exame de sangue? O tempo de demora até o resultado varia de acordo com a complexidade do exame e do que foi solicitado, podendo variar de duas horas até dois dias úteis.
O tempo de duração desse exame é, geralmente, curto, levando de 5 a 10 minutos para ser feito.
O exame beta-HCG também pode ser realizado antes do atraso, mas, nesse caso, há maior chance de ser um resultado falso-negativo. Para realizar o exame não é necessária prescrição médica ou realização de jejum e o resultado pode ser informado em poucas horas após a coleta do sangue e envio para o laboratório.
Dos exames mais comumemente realizados, a glicemia (de jejum) requer 8 horas, já o colesterol total e frações e triglicérides e suas frações 12 horas.
Qualquer amostra de fezes de qualquer evacuação pode ser colhida em recipiente limpo e seco. O frasco deve ser entregue o mais rápido possível ao laboratório, pois o prazo de análise para a pesquisa deste vírus é de seis horas.
A grande maioria dos laudos anatomopatológicos fica pronto em até 5 dias úteis a partir da data do encaminhamento do exame (especialmente data de entrada do exame no laboratório).