EQST

O Que Aponta A Teoria Tica Utilitarista?

O que aponta a teoria ética utilitarista?

Resposta. d) O Utilitarismo diz respeito à prática das ações de acordo com sua finalidade, ou seja, a prática de uma ação justa e suas consequências. O Utilitarismo trata-se de uma teoria ética consequencialista, na qual se definem anteriormente os bens a serem atingidos ou protegidos, de modo pragmático e utilitário.

Quais os princípios defendidos pelo utilitarismo?

O utilitarismo é uma família de teorias consequencialistas, defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.

Quais os princípios do utilitarismo?

Os principais princípios básicos do utilitarismo são: Princípio do bem-estar: o objetivo da ação moral deve ser o bem-estar em todos os níveis (intelectual, físico e moral). ... Imparcialidade e universalismo: não existe distinção entre o sofrimento ou felicidade dos indivíduos, sendo todos iguais perante o utilitarismo.

O que é ética kantiana é chamada de ética do dever?

Para Kant, o valor só está presente enquanto as ações que podem ser praticadas por isso seria nosso dever. A ética de Immanuel Kant é chamada de "Ética do Dever" porque fazer a coisa certa se baseia em seguir em regras morais porque seria o "certo" a se fazer.

Quais são as características da ética kantiana?

A ética de Kant fundamenta-se única e exclusivamente na Razão, as regras são estabelecidas de dentro para fora a partir da razão humana e sua capacidade de criar regras para sua própria conduta. Isso garante a laicidade, independência da religião, e a autonomia, independência de normas e leis, da moral kantiana.

O que caracteriza a ética aristotélica?

A ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") para Aristóteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). Para o filósofo, tudo tende para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana.

O que é o bem para Aristóteles?

Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem. ...

Quanto à conduta ética a postura de Aristóteles Caracteriza-se?

Aristóteles acreditava que a ética caracteriza-se pela finalidade e pelo objetivo a ser atingido, isto é, que se possa viver bem, ter uma vida boa, com e para os outros, com instituições justas. ... Uma postura ou conduta ética pode ser a realização de um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais.

Como Aristóteles via a ética?

A ética é um saber prático e pressupõe três elementos fundamentais da filosofia aristotélica: o uso correto da razão, a boa conduta (eupraxia) e a felicidade (eudaimonia). ... “A felicidade é, para Aristóteles, a atividade da alma segundo sua virtude (excelência).

Em que sentido meio termo se caracteriza como um critério da conduta ética?

O meio termo se caracteriza como conduta ética a partir do momento em que a pessoa conhece a si mesmo e assim ela possui um equilíbrio sobre si o que é muito difícil de conseguir.

Como Aristóteles caracteriza o discernimento como uma faculdade que tornou possível a ação ou conduta ética?

Como Aristóteles caracteriza o discernimento (phronesis) como uma faculdade que torna possível a ação ou conduta ética? Aristóteles caracteriza discernimento como uma qualidade racional que leva à verdade no tocante às ações relacionadas com os bens humanos: coisas boas ou más para os seres humanos.