Embaixo dela ficam os ferrões venenosos que funcionam como pinças. O último par de patas não serve para locomoção, e sim como órgão sensorial e de captura de alimentos. Quando esse órgão pressente ou toca em uma presa, a segura com força e todo corpo da lacraia se dobra para trás.
Sérgio Braga Manhães
2003
Mc Serginho
Dá para usar aquele tubo de papelão que você despreza quando acaba o papel toalha ou uma boa folha de jornal enrolada como um longo canudo. Eles formam o lugar perfeito para atrair alguns desses animais. Basta colocá-los rente ao solo em lugares úmidos e cobertos pela vegetação para atrair seus habitantes sombrios.
Como Prevenir lacraias
Resposta. as lacraias ou (centopeias) possuem o corpo segmentado com um par de pernas por segmento. os piolhos-de-cobra possuem dois pares de perna por segmento .
O controle do piolho-de-cobra pode ser realizado, com relativo sucesso, aplicando-se inseticida nas sementes ou realizando-se pulverizações sobre as plantas. Os ingredientes ativos mais eficazes para o controle dessa praga pertencem aos grupos dos carbamatos e fenil-pirazóis (fipronil).
A lacraia atua como predadora e se move rapidamente em busca de presas, pequenos roedores, insetos e minhocas; os piolhos -de-cobra movem-se lentamente e são comedores de detritos vegetais.
Os diplópodes (Diplopoda) são uma classe do subfilo Myriapoda, vulgarmente conhecidos como piolhos-de-cobra. Vivem em ambientes húmidos, com pouca luminosidade e com material orgânico disponível para a alimentação, podendo ser carniceiros e parasitas de plantas.