O caso Marco Aurélio refere-se ao desaparecimento do garoto escoteiro Marco Aurélio Simon, durante uma excursão ao Pico dos Marins, no município de Piquete, em São Paulo, em 8 de junho de 1985. Para tentar encontrar o garoto, foi posicionada uma das maiores equipes de buscas do Brasil.
Soube delegar o poder a auxiliares hábeis a quem conhecia pessoalmente, reconhecia o mérito alheio, defendia a disciplina, criou novos departamentos de trabalho administrativo, deu atenção às províncias e ao exército, e se preocupou em desenvolver a administração imperial de maneira eficiente e econômica.
Cómodo foi ainda o primeiro imperador (e o único até 337) a ser "nascido no roxo", ou seja, no reinado de seu pai imperador....Cómodo.
Augusto
O primeiro imperador romano foi Otávio Augusto. Seus principais feitos, trouxe o auge do Império, possuiu o período de pax romana, o lema de expansão territorial cresceu-se em seu governo e foi considerado o período com maiores riquezas culturais romanas.
Principais Imperadores Romanos
Já no início do século 4, o imperador Constantino reunificou o Império. ... No final do século, o imperador Teodósio estabeleceu, em 395, a divisão definitiva: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino, com capital em Constantinopla.
Resposta: O imperador Teodósio com o objetivo de facilitar a administração e a defesa de todo o seu território,dividiu o Império Romano em Ocidente e Oriente.
No ano de 395, tentando controlar a crise, o imperador romano Teodósio dividiu o império em duas partes: o Império Romano do Ocidente, com a capital em Milão; e o Império Romano do Oriente, cuja capital era Constantinopla. Além disso, Teodósio entregou o Império dividido para seus dois filhos: Honório e Arcádio.
Teodósio não querendo que seu império afundasse em um banho de sangue sem fim, acabou dividindo o Império em duas partes, entre seus dois filhos.
Em 312 d.C., Constantino, imperador do Oriente, converteu-se ao cristianismo e instituiu a tolerância a essa crença dentro do Império Romano Oriental. ... Constantino também convocou o Concílio Ecumênico, realizado em Niceia, que foi de fundamental importância para a definição dos dogmas.
Assinale a opção que explica por que o encontro entre o imperador Teodósio e o rei dos godos ocorreu em Constantinopla. A Constantinopla era capital do Império Romano do Oriente e uma cidade mais protegida do que Roma dos ataques dos germânicos. B Constantinopla era a cidade preferida do imperador Teodósio.
Flávio Valério Aurélio Constantino (272 d.C. - 337 d.C.), chamado de "Constantino, o Grande", foi o segundo imperador romano da dinastia Constantina. Foi o primeiro imperador a dar liberdade ao Cristianismo no Império Romano.