A bioengenharia está ganhando cada vez mais importância. Graças a esta ciência interdisciplinar, ou seja, a bioengenharia são desenvolvidos novos procedimentos, ou procedimentos mais eficientes para a fabricação de compostos químicos ou métodos de diagnóstico.
Contudo, deve-se ressaltar os pontos negativos e o impacto que a biotecnologia trouxe na atualidade destacando principalmente interferências no equilíbrio da natureza, alta utilização de agrotóxicos e outros produtos químicos dentro da agricultura, o desenvolvimento de alimentos transgênicos que trouxe muitos ...
A importância da biotecnologia para os seres humanos nas diferentes áreas de produção diz respeito aos grandiosos avanços tecnológicos operados no campo da biologia, principalmente àqueles de aplicação prática na área da saúde, na produção de alimentos e, sobretudo no campo do meio ambiente.
A biotecnologia traz enormes benefícios à agricultura, desde o aumento de produtividade nas lavouras, redução de perdas e custos na produção, otimização do uso de agroquímicos, até a possibilidade de ganhos nutricionais nos alimentos.
Alguns bens e produtos obtidos através da biotecnologia: Agricultura – adubo composto, pesticidas, silagem, mudas de plantas ou de árvores, plantas transgênicas, etc. ... Saúde – antibióticos, hormônios e outros produtos farmacêuticos, vacinas, reagentes e testes para diagnóstico, etc.
Grandes Áreas Biotecnológicas
Quais são as aplicações da biotecnologia?
Desvantagens da biotecnologia
Dentre diversas vantagens que as técnicas ou mesmo os transgênicos podem proporcionar, destaca-se o aumento da produção e da produtividade com redução de custos, alternativa para outros produtos agrícolas, o controle ambiental, principalmente na redução ou extinção do uso de agrotóxicos, dentre outras.
A Biotecnologia é igualmente usada na produção de insumos, ou seja, defensivos agrícolas, fertilizantes e sementes. Mas há também a melhoria genética de plantas, além da criação dos alimentos transgênicos. ... Através da Biotecnologia se conseguiu, igualmente, tratar com mais eficácia doenças incuráveis como câncer e Aids.
Segundo a publicação, transgênicos “são alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético, isto é, é inserido no organismo gene proveniente de outro. Esse procedimento pode ser feito até mesmo entre organismos de espécies diferentes (inserção de um gene de um vírus em uma planta, por exemplo).
Com relação à indústria alimentícia, muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana, como é o caso dos cogumelos ( champignon e shitake). Além disso, podem ser utilizados na fabricação de alimentos, como o queijo e o pão, e de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.
As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho, aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame, kimchi entre outras.
Os organismos anaeróbios realizam a fermentação na ausência de oxigênio. Com a fermentação é possível obter alguns produtos, como pães, iogurtes, vinhos etc. A fermentação é um processo no qual ocorre a quebra da glicose sem nenhum consumo de oxigênio.
"O fungo pode inclusive produzir estes combustíveis de diesel a partir da celulose, que poderia ser uma melhor fonte de biocombustível que qualquer uma das que se usa atualmente", opina o cientista. Muitos tipos de micróbios podem produzir hidrocarbonetos, que são compostos formados de hidrogênio e carbono.