As categorias temáticas construídas a partir das respostas dos participantes são: perdas; estereótipos sociais sobre o corpo; lugar social; Relação terapêutica como estratégia interventiva; Sintomas depressivos como demandas iniciais; Família enquanto apoio e cuidado; flexibilidade na intervenção.
O que é o envelhecimento normal? O envelhecimento normal é acompanhado por um declínio de várias funções cognitivas, nomeadamente da memória, da atenção e do funcionamento executivo (responsável pelo planeamento, execução e monitorização de comportamentos).
A vida de um organismo multi-celular costuma ser dividida em três fases: a fase de crescimento e desenvolvimento, a fase reprodutiva e a senescência, ou envelhecimento.
Envelhecimento bem-sucedido seria o processo de estar saudável e ativo, considerando-se as dimensões física, cognitiva e social; porém, fragilidade seria um estado caracterizado por problemas psicossociais e diminuição da saúde.
Patológico=Senilidade sucedido: perda fisiológica mínima, com preservação da função robusta em uma idade avançada. Processo de envelhecimento é “puro”.
Para envelhecer bem, procure gerir os fatores dentro de seu controle, como comer uma dieta equilibrada, focada em porções moderadas, e desfrutar de pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente. O excesso de peso pode bloquear o caminho de uma boa mobilidade e uma atitude positiva.