É a ação voltada para dirigir e controlar todos os processos organizacionais — finanças, contabilidade, gestão de pessoal, gestão de dados, entre outros —, possibilitando a melhoria de produtos e serviços, buscando garantir a completa satisfação das necessidades ou a superação das expectativas dos clientes.
O profissional de gestão em saúde de nível superior pode atuar no planejamento, organização e gerenciamento de instituições de saúde públicas e privadas, tais como: hospitais, clínicas, laboratório, casas de repouso, consultórios.
A gestão do cuidado interfere nas variáveis críticas da atenção de enfermagem: acesso, oportunidade, humanização, segurança, qualidade e redução de custos(12,15,30). O gerenciamento centrado no e para o paciente resulta na convergência do cuidar/gerenciar.
A gestão da qualidade na saúde depende da melhoria contínua dos processos para garantir os padrões de excelência definidos pelos órgãos reguladores, além de ofertar condições qualificadas de assistência ao paciente para maior aceitabilidade dos serviços prestados.
A gerencia de enfermagem nos serviços hospitalares também começa a estudar e a adotar o Gerenciamento da Qualidade com vistas a alcançar não só um padrão aceitável de assistência, mas também a atender as expectativas dos trabalhadores e dos pacientes. ...
O gerenciamento em Enfermagem nada mais é que a aplicação dos conceitos da Administração na área da saúde. Desse modo, é o setor responsável por fazer o planejamento, a organização, a direção e o controle do negócio, seja ele uma clínica ou consultório médico; seja ele um hospital ou demais instituições de saúde.
No cargo de Gerente de Enfermagem se inicia ganhando R$ 3.
FERRAMENTAS DE GESTÃO EM ENFERMAGEM 1-FERRAMENTAS GERENCIAIS DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM: a) MANUAIS DE ENFERMAGEM: É a ferramenta que reúne de forma sistematizada normas, rotinas, procedimentos e outros imprescindíveis para execução das atividades de Enfermagem, ou seja, instrumento orientador dos profissionais de ...
Alguns instrumentos são utilizados nessa função como: organogramas, manuais, fluxogramas, regimentos. 3 – Direção – inclui a liderança, condução, orientação e motivação dos profissionais para um propósito comum, a comunicação e o gerenciamento de conflitos e mudanças.
Implementação A implementação é o momento de os profissionais de enfermagem colocarem em prática as ações listadas na fase do planejamento. Em outras palavras, é a assistência que será realizada. Exemplo: administração de medicamentos, realização de higiene do paciente, aferição de sinais vitais, entre outras medidas.