A meningite bacteriana é o tipo mais grave e geralmente, é transmitida de pessoa para pessoa por meio do contato com a saliva (tosse, espirro, fala, beijo) do portador da bactéria. A doença geralmente ocorre quando a bactéria entra na corrente sanguínea, e migra até o cérebro.
Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos, como é o caso da Listeria monocytogenes e da Escherichia coli.
Como é o contágio da meningite bacteriana e como se proteger. A meningite bacteriana é uma infecção grave que pode ter como sequelas surdez e alterações cerebrais, como epilepsia. Ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra através de gotículas de saliva ao falar, comer ou beijar, por exemplo.
Esta é a forma mais grave, que pode inclusive causar a morte. Já a meningite não-purulenta se dá, de um modo geral, a partir da influência de vírus. Esta seria a forma também conhecida como benigna, ou não contagiosa, que é o caso de Ivete.
Os médicos suspeitam de meningite quando as pessoas têm dor de cabeça, febre e pescoço rígido. Eles então determinam se a meningite está presente e se é causada por bactéria (que requer tratamento imediato) ou um vírus. A meningite viral é mais provável quando os sintomas são menos graves.