O olfato é um sentido muito importante, pois, além de auxiliar na percepção do ambiente alertando sobre substâncias nocivas, atua junto com a gustação na alimentação. O olfato ajuda a identificar os alimentos por meio do odor.
Falar sobre o efeito sinestésico das palavras significa fazer menção ao laborioso arranjo que um emissor (diante das intencionalidades a que se propõe) realiza com as palavras, o que significa, sobretudo, referir-se às figuras de linguagem propriamente ditas.
Cinestesia, esse termo refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos (Michaelis, 1998); Na PNL a palavra cinestesia é utilizada com uma outra acepção. ... Mas a tradução correta é "sinestesia", com o significado de "intropercepção", sentidos internos.
Como o nome indica, as pessoas do tipo visual têm nas imagens um grande elemento para fixação do aprendizado. Ter a sua frente gráficos, fórmulas, diagramas e textos facilita tudo para ela. ... Se mover e tocar, montar e desmontar coisas estimula o seu aprendizado.
Sinestésicos
Pessoas com o traço visual como método de aprendizagem são aquelas que gostam de ler, que prestam atenção naquilo que está escrito. Ou seja, o uso do sentido visual é fundamental para fixar conteúdos. Como o próprio nome diz, quem é do tipo visual, necessita das imagens para aprender melhor.
Uma pessoa cinestésica usa o olfato, o tato e o paladar para registrar suas experiências. Possuem uma fala lenta e com a voz baixa. A respiração do cinestésico é vagarosa e profunda. São um pouco imprevisíveis, impacientes e rebeldes.
Auditivo: é aquele que ouve. Uma pessoa auditiva gosta de ouvir as outras pessoas, apresenta um amplo vocabulário, se expressam com objetividade e gesticulam muito. ... Uma pessoa visual usa a visão como maneira de conseguir informações, identificando as coisas por meio de imagens.
A capacidade de ouvir e compreender o outro inclui não apenas a fala, mas também as expressões e manifestações corporais. O que é a chamada Teoria Cinestésica? a) É o estudo dos recursos tecnológicos que facilitam a comunicação, oriunda de estudos do modernismo.
A inteligência corporal-cinestésica se refere ao conjunto de habilidades que facilitam a conexão e coordenação da mente com o corpo, permitindo controle e precisão sobre ele.