Escatologia cristã é o estudo do fim dos tempos, a consumação final de tudo, segundo a concepção bíblica cristã. A palavra 'escatologia' é derivada de duas palavras gregas que significam: "último" e "estudo" (ἔσχατος, transl.
O adjetivo “escatológico” pode ser derivado do substantivo “escatologia” que significa “teoria acerca das coisas que hão de suceder depois do fim do mundo; teoria sobre o fim do mundo e da humanidade”.
Algo meio nojento, que te faz perder o apetite. O que eu vou te falar agora é algo escatológico.
Significado de escato: Do Grego êschaton, " último ", fim do mundo, cataclismo.
Eclesiologia é o ramo da teologia cristã que trata da doutrina da igreja: origem, características, marcas, função, organização, forma de governo, disciplina, confessionalidade, ecumenismo com outras igrejas, mudanças temporais, relacionamento com o mundo, papel social etc.
Segundo Carson (2008), a hermenêutica é a arte e ciência da interpretação; a hermenêutica bíblica é a arte e ciência da interpretação da Bíblia.
O dispensacionalismo é uma doutrina teológica com repercussões na escatológica cristã, pois afirma que a segunda vinda de Jesus Cristo será um acontecimento no mundo físico, envolvendo o arrebatamento pré-tribulacionista e um período de sete anos de tribulação, após o qual ocorrerá a batalha do Armagedon e o ...
Chama-se “pré-milenismo” ou “pré-milenarismo” por crer que a Vinda de Jesus ocorrerá antes do Milênio; isto é, “pré”-milênio. Há dois tipos básicos de pré-milenismo: o histórico (ou clássico) e dispensacionalista.
Pré-Milenismo dispensacional: O arrebatamento da igreja ocorre pouco antes da tribulação de sete anos, quando Cristo voltar para os seus santos para encontrá-los no ar (ou no céu).
John Nelson Darby (18 de novembro de 1800 – 29 de abril de 1882) foi um pregador anglo-irlandês, figura muito influente entre os Irmãos de Plymouth e o fundador dos Irmãos Exclusivos. Foi considerado o pai do moderno Dispensacionalismo e do Futurismo.
Amilenarismo (em grego: a- "não" + milenarismo) na escatologia cristã, significa a rejeição da crença em que Jesus terá um reinado físico literal na terra com duração de mil anos. Essa rejeição contrasta com interpretações pré-milenaristas e algumas pós-milenaristas do capítulo 20 do livro da revelação.
Um milênio ou milénio refere-se a um período de mil anos, equivalente a cerca de 365 242 dias, 12 000 meses, 10 séculos ou 100 décadas.
O segundo milênio foi o período de tempo que iniciou-se em 1 de janeiro de 1001 e terminou em 31 de dezembro de 2000. Este é o segundo período de mil anos do Anno Domini.
Então, o primeiro milênio acabou em dezembro do ano 1000 e o segundo vai terminar no dia 31 de dezembro de 2000. "Aí sim, começa o novo milênio." O mesmo vale para os séculos. O século 21, por exemplo, começa no ano 2001 e vai terminar no ano 3000.
terceiro milénio d.C. O terceiro milénio ou milênio d.C. é o período compreendido entre 1 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 3000, sendo o milénio atual.
Já estamos no terceiro milênio da era cristã, que começou com o nascimento de Jesus. Convencionalmente, isso teria ocorrido há 1.
É fundamental se observar que um século começa no início de um ano 01 e termina no 00 — por exemplo, o século XX começou em 1º de janeiro de 1901 e terminou em 31 de dezembro de 2000 e o século XXI (atual) começou em 1º de janeiro de 2001 e terminará em 31 de dezembro de 2100.
Conforme padronização da norma internacional para representação de data e hora da Organização Internacional de Padronização (ISO), a década de 2020, também referida como anos 2020, década de 20 ou ainda anos 20, compreende o período de tempo que iniciou-se em 1 de janeiro de 2020 e terminará em 31 de dezembro de 2029.
O ano de 2020 será o ponto de partida para a nova década. Os próximos 10 anos prometem ser um período que será marcado para sempre na história. A transformação digital alcançará um novo estágio e a relação entre homem e máquina ultrapassará tudo o que já foi visto até os dias de hoje.
Cada uma das 10 décadas de cada século começa em um ano acabado em 1 e termina em um ano acabado em 0; assim, a primeira década do século 20 é a que vai de 1901 a 1910; a segunda, de 1911 a 1920; a terceira, de 1921 a 1930, etc.
2020 foi o ano em que descobrimos que tudo o que achávamos que era natural não foi. Pegar um ônibus virou uma aventura nervosa. Fazer compras no supermercado, uma operação de guerra. Assistir um show abraçado com os amigos, cantando alto suas músicas favoritas, um sonho distante.
A Peste Negra, o pior de muitos surtos de peste bubônica, matou 25 milhões na Europa e até 200 milhões de pessoas em todo o mundo, em 1346. Que 2020 foi um ano difícil não resta a menor dúvida.
Comoção nos EUA Manifestantes protestam em Minneapolis (EUA) contra a morte de George Floyd, homem negro de 46 anos asfixiado até a morte pelo policial Derek Chauvin no dia 25 de maio. Protestos tomaram conta do país, cidades decretaram toque de recolher e milhares de manifestantes foram presos.
Foi um 2020 marcado por dificuldades impostas pelo novo vírus que assolou o mundo inteiro. Ele foi responsável por alterar nossa rotina, nossos padrões de comportamento e até mesmo nossas relações sociais e de trabalho. A pandemia nos mostrou que precisamos tirar um tempo para aqueles que amamos.
Resiliência, perseverança e espiritualidade. Essas foram algumas palavras que surgiram nos depoimentos de colegas e amigos nas minhas redes sociais sobre os aprendizados que tiveram em 2020. Sem dúvidas, foi um ano de muitas incertezas e dificuldades.
Veja retrospectiva em fotos. Milhares acompanham o caixão com o corpo do general iraniano Qassim Suleimani, assassinado no dia 3 de janeiro em ataque americano no Iraque. Foi substituído por Esmail Ghaani no comando das Forças Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária do Irã. ...
Um ano de Brumadinho Onze pessoas continuam desaparecidas sob a lama mesmo um ano após a tragédia em Brumadinho. Ao todo, 259 pessoas já foram encontradas sob os rejeitos da barragem I da mina Córrego do Feijão, rompida em 25 de janeiro do ano passado.
1) Adiamento das Eleições Municipais. Em meio a pandemia do novo coronavírus, o Congresso Nacional oficializou, no dia 02 de julho, o adiamento das eleições municipais de 2020 para os dias 15 e 29 de novembro (antes estavam previstas para 4 e 25 de outubro).
Março foi marcado por uma grande queda no preço internacional do petróleo (a maior em décadas), por conta do aumento generalizado da produção realizado pela Arábia Saudita. Maior exportador de petróleo do mundo, o país é o único com capacidade de rapidamente aumentar a produção diária em mais de 10 milhões de barris.
Março é tempo de pensar na natureza. No dia 21, comemora-se o Dia Mundial das Florestas e, no dia 22, celebra-se o Dia Mundial da Água. Além disso, no dia 8, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, data marcada como expressão de uma série de lutas e conquistas de direitos, sobretudo os trabalhistas.