Chamamos de energia interna a fração da energia total de um sistema físico que é determinada apenas pelo seu estado e que corresponde a soma das energias cinética e potencial das partículas (átomos, moléculas) que compõe esse sistema.
Resposta. Se um gás receber energia térmica e não variar sua temperatura, sua energia estará em algum outro lugar... Essa energia terá sido usada para deformar o recipiente, papo que em física é conhecido como REALIZAR TRABALHO. Então a resposta à sua pergunta é: sim, seu volume vai aumentar.
Chamamos de transformação adiabática a transformação gasosa na qual o gás não realiza troca de calor com o meio externo. No estudo da Termologia chamamos de transformações adiabáticas aquelas transformações gasosas onde não há troca de calor com o meio externo. Sendo assim, na transformação adiabática o calor é zero.
O trabalho de um gás em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto entre a força e a variação de volume desse gás após ser submetido a uma fonte de calor. O cilindro da figura contém uma massa de gás ideal. ... O êmbolo desse cilindro pode mover-se livremente e sem atrito.
Resposta: O trabalho de um gás em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto entre a força e a variação de volume desse gás após ser submetido a uma fonte de calor. ... A área compreendida entre a reta que representa a variação das duas grandezas e o eixo dos volumes é igual ao trabalho realizado pelo gás.
Em uma transformação isotérmica, um gás ideal realiza um trabalho de 200 J.
Quando lixa uma mesa, através do atrito, você transforma integralmente o trabalho em calor com muita facilidade. O processo inverso, ou seja, transformar o calor em trabalho não é tão simples e está sujeito a certas restrições.