A laringomalacia é definida como o distúrbio caracterizado pelo colapso das cartilagens laríngeas durante a inspiração, com obstrução da glote. Ela é a anomalia mais comum do laringe, bem como a causa mais freqüente de estridor na criança.
A Traqueomalácia é um colapso da via aérea. Durante a expiração, a traqueia se estreita e dificultando a passagem do ar. Pode causar ruído (estridor) e/ou tosse, doenças respiratórias recorrentes e/ou dificultar a recuperação desses quadros.
O exato motivo da Laringomalácia ainda é desconhecido. Aceita-se um misto de teorias entre a imaturidade do controle do tônus neuromuscular, anatomia desfavorável e amolecimento natural das cartilagens neste período da vida. Não há consenso na literatura sobre a causa da Laringomalácia.
Estridor. O estridor é um som ofegante durante a inalação, resultante de uma obstrução parcial da garganta (faringe), caixa de voz (laringe) ou traqueia.
A estenose subglótica (ESG) adquirida é um estreitamento da endolaringe e uma das causas mais comuns de estridor e desconforto respiratório em crianças. Podem ser congênitas ou adquiridas (90%), sendo estas, em geral, secundárias à intubação traqueal prolongada.
A laringe é um órgão que faz parte do sistema respiratório e promove a conexão entre a faringe e a traqueia. Nessa região estão presentes duas estruturas importantes: a epiglote e as pregas vocais.
A laringe está dividida em:
As pregas vocais localizam-se na laringe e são as estruturas responsáveis pela emissão de sons.
A laringite é considerada crônica quando ela dura mais de três semanas. A laringite crônica é freqüentemente causada por irritação prolongada das cordas vocais. As causas não-infecciosas podem ser o uso excessivo da voz, excesso de bebida alcoólica, refluxo gástrico, tabagismo ou câncer.
Em alguns casos podem ser receitados medicamentos, como corticosteroides e antibióticos. Converse com seu médico ou médica sobre essa possibilidade. Se a doença do refluxo gastroesofágico está causando a laringite, pode ser necessário tomar medidas para reduzir o refluxo.
Tratamento da laringite Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser indicados para controlar sintomas e aliviar a dor. Quando a infecção é bacteriana, o tratamento envolve antibióticos. Em todos os casos é recomendado que o paciente beba bastante água para manter a região hidratada, além de poupar a voz.