O homem é formado por corpo, alma e espírito (tricotomia). ... Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que a espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4:12).
O corpo pertence a terra e tem contato com ela, ele nos torna conscientes deste mundo. A alma é o princípio da vida, e com ela se relacionam nosso intelecto, nossa personalidade e nossa vontade. A alma proporciona ao corpo vida e inteligência usando os órgãos do corpo para expressar-se.
Essa parte estaria localizada na cabeça e seria responsável pela racionalidade do corpo. Ela seria responsável por dar o entendimento, a razão, o pensamento, o intelecto do corpo. Essa função persistiria após a morte do corpo e seria a dimensão propriamente eterna.
Segundo o Filósofo, todos nós dispomos de Alma e essa é composta por 3 (três) partes, que na verdade são “modos de desejar”, potências (dýnamis) de ordem Epitimética, Timocrática e Logística.
Platão divide a alma em três partes ou funções: uma parte concupiscível ou sensual, a mais relacionada com as necessidades corporais; uma segunda parte irascível, correspondente aos impulsos e afetos, e, por último, a parte racional, mediante a qual é possível o conhecimento das ideias e a volição em sentido ...
Platão divide a alma em três partes. O lado racional está localizado na cabeça, seu objetivo é controlar os dois outros lados, com ele adquirimos a sabedoria e a prudência. O lado irascível está localizado no coração, seu objetivo é fazer prevalecer os sentimentos e a impetuosidade, com ele adquirimos a coragem.
Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...
A alma é, nesse sentido, a parte do homem que conhece o inteligível mas o esqueceu. Existem três partes: o racional, irascível e o concupiscente. Os primeiros devem atuar no governo, os segundos devem trabalhar na defesa do estado e os últimos são dedicados ao campo e ao comércio.
Enfim, a característica da vida do homem, que tem por princípio a alma racional, é o pensamento. Todas estas três almas são objeto da psicologia aristotélica. ... As faculdades fundamentais do espírito humano são duas: teorética e prática, cognoscitiva e operativa, contemplativa e ativa.