Entende-se por textualidade um conjunto de características que nos possibilita conhecer um texto. Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância. Vejamos cada um deles. É o fator relacionado aos sentidos do texto.
2012, p. 43). O próximo fator de textualidade a ser mencionado é a situacionalidade, que diz respeito à adequação do texto a uma situação comunicativa, ou seja, ao contexto.
As palavras podem estabelecer diversas relações, sejam elas por origem, por significado, por som, por área temática etc. ... No campo lexical, as palavras se referem a uma mesma realidade; já no campo semântico, as palavras se referem a diferentes realidades de um mesmo conceito.
Chamamos de campo lexical o conjunto de palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento, cuja estrutura pode ser alterada de acordo com o surgimento de novos lexemas. ... Nosso léxico, espécie de vocabulário virtual ao qual recorremos quando nos comunicamos, é composto por uma infinidade de palavras.
Para formar seu vocabulário, o falante acessa o conjunto de palavras pertencentes a uma língua, isto é, o léxico. Em outras palavras, o vocabulário é um recorte do léxico, caracterizando-se pela seleção que um falante faz das palavras disponíveis pela língua.