A emergência dessa profissão no Brasil data da década de 1930. Atualmente, ela está vinculada ao campo das ciências sociais aplicadas, cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social e/ou do problema social.
A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...
Portanto, é de suma importância analisar a práxis (relação teoria e prática) profissional do assistente social, como determinado tipo de trabalho, sobretudo no espaço socioeducativo, privilegiado por ser um momento de contato direto entre os assistentes sociais e os grupos realizados nos CRAS, discutindo os desafios na ...
A instrumentalidade mobiliza as três dimensões da profissão e é conquistada ao se realizar a práxis profissional, esta que se define como um confronto de condições objetivas do trabalho profissional e subjetivas do (a) agente, o (a) assistente social.
Práxis significa atividade e ação. Foi Aristóteles que consagrou a práxis como um termo filosófico, para assim poder designar as ações intransitivas ou morais que têm em si mesmo um sentido completo ou pleno, como, por exemplo, a ação de ver, julgar, dançar, etc.
Nesse sentido, o termo práxis designa a atividade que produz historicamente a unidade entre o homem e o mundo, entre a matéria e o espírito, entre a teoria e a prática, entre o sujeito e o objeto, entre a essência e aparência. Trata-se de atividade humana e social que se manifesta e se realiza na e pela realidade.
Labor :sendo o esforço físico voltado para a sobrevivência do corpo. Poiesis :corresponde ao ato de de criar algum produto a partir do trabalho manual. Práxis :significa que o discurso é a melhor forma para encontrar soluções voltadas para o bem estar dos cidadãos.
Resposta. Na práxis, o agente, a ação e a finalidade do agir sãoinseparáveis ou idênticos, pois o agente, o que ele faz e a finalidade de sua ação são o mesmo. E distingue a ética da técnica como praticas que diferem pelo modo de relação com a ação e com a finalidade daação.
De acordo com Aristóteles, a práxis consiste em uma ação voluntária de um agente racional que visa um fim considerado bom. Sendo assim, a práxis é, por excelência, exemplificada pela política.
A concepção de que o homem é um animal político em Aristóteles possui duas acepções. Na primeira delas podemos interpretar que, para o pensador, ao dizer que o homem é um animal político significa que somos seres que precisamos de uma coletividade, da vida comunitária, de uma vida partilhada na polis.
A práxis em Freire remete à ideia de um conjunto de práticas visando à transformação da realidade e à produção da história.
Marx concebe a práxis como atividade humana prático-crítica, que nasce da relação entre o homem e a natureza. ... Ainda segundo o pensamento marxista, a práxis é atividade humana prático-crítica na medida em que é atividade sensível subjetiva; ou seja, uma atividade plenamente perceptível e consciente para o homem.
A prática de ensino deverá assim, proporcionar ao aluno além da vivência em sala de aula, o contato com a dinâmica escolar, nos seus mais diferentes aspectos: gestão, relacionamento com alunos, entre pares, com a comunidade e com a família, e com o debate social mais amplo sobre educação.
O que fazer para melhorar a prática pedagógica?
Quais as características que motiva essa prática pedagógica? ... A motivação para aprender é maior se for interna (necessidade individual), e se o conteúdo a ser aprendido ser de aplicação imediata. Os adultos trazem uma bagagem de experiências que podem contribuir para sua própria aprendizagem.
Trabalho pedagógico trata-se da forma de trabalho executado pelo corpo docente a fim de promover o melhor de desenvolvimento escolar. ... Dentre os elementos estão presentes quando há organização e planejamento do trabalho pedagógico, pode-se citar: didática; ação.