A imunidade material, também conhecida como real ou substantiva, encontra respaldo no art. 53, caput da Constituição Federal, diz que os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.
103/64 e ratificada e promulgada pelo Decreto nº. essa imunidade também se estende às seguintes pessoas: - aos membros do pessoal administrativo e técnico da missão, além dos familiares que com eles vivam, desde que "não sejam nacionais do Estado acreditador nem nele tenham residência permanente" (art.
O correio diplomático é um funcionário que transporta a mala diplomática, conforme previsto na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. Os correios diplomáticos gozam de imunidade diplomática no desempenho das suas funções, não podendo ser objecto de qualquer forma de prisão ou detenção.
O agente diplomático acreditado num determinado país tem à sua disposição uma imensidade de elementos sobre os mais variados aspectos da vida desse país que poderá recolher, selecionar, analisar e remeter para os serviços nacionais de que depende.
O agente diplomático tem a função de representar o Estado, defender seus interesses, negociar com demais Nações e proporcionar relações amigáveis com os mesmos. Por outro lado, os funcionários internacionais tem como função o planejamento e organização da cooperação internacional com órgãos públicos e ONGS.
O diplomata é o funcionário público que representa o Brasil em outras nações, negocia acordos em nome do país, dá apoio aos brasileiros em viagem ou que vivem no exterior e obtém informações importantes para a política externa.
A mala diplomática é um envelope, uma caixa, um contentor ou qualquer outro volume utilizado pelas missões diplomáticas para envio e recepção de documentos diplomáticos e objectos destinados a uso oficial a coberto da imunidade diplomática.
A bagagem diplomática é usada por um chefe de estado ou diplomata quando comunica uma visita internacional à algum país e não pode ser revistada.
Estado Acreditante é aquele que envia o representante diplomático. Seria então, aquele que exerce o direito de legação ativa. Estado Acreditado é aquele que recebe a missão diplomática. ... Acreditação dupla ou múltipla ocorre toda vez que uma missão diplomática representa seu Estado em mais de um Estado acreditado.
A origem da diplomacia moderna pode ser encontrada nos Estados da Itália Setentrional, no começo do Renascimento, com o estabelecimento das primeiras Missões diplomáticas no século XIII. A primeira Missão diplomática permanente foi estabelecida por Milão em 1446 junto ao governo de Florença.
Foi nesta época que nasceu a diplomacia moderna. No século XII houve a primeira missão diplomática em Milão no ano de 1446 em conjunto ao governo de Florença. Ademais, a Espanha foi o primeiro país a consolidar um representante exterior.
Itamaraty
Agir com diplomacia é ter respeito pelo próximo, sabendo lidar de modo pacífico perante diferentes situações e comportamentos. ... O sentido figurado da palavra diplomacia consiste na habilidade que determinada pessoa possui de conduzir as relações interpessoais e de resolver conflitos pessoais.
Quem quer ser diplomata precisa ter um diploma de curso superior em qualquer área e ser aprovado no concurso público realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), órgão responsável pela formação dos diplomatas brasileiros, ligado ao Ministério das Relações Exteriores.
Para executar suas funções, é esperado que o diplomata esteja a par das questões internacionais contemporâneas e da posição do Brasil nesse panorama. Ter um bom perfil negociador também é uma importante ferramenta. Também é função de um diplomata evitar confrontos e, se algum ocorrer, buscar a conciliação.