Enquanto os aditivos são produtos químicos adicionados em pequenas quantidades aos concretos de cimento Portland e que não apresentam propriedades ligantes, que modificam a cinética de hidratação do cimento, as adições, são compostos de origem mineral, utilizadas geralmente em quantidades maiores, para substituir parte ...
1.
O concreto simples — É um material composto, preparado por ocasião de sua aplicação, que é a mistura de um aglomerante hidráulico (cimento) com materiais (em sua grande maioria) inertes (agregados miúdo e graúdo, areia e pedra) — é um material com baixa resistência à tração quando comparado ao concreto estrutural, ...
Argamassa é uma mistura composta basicamente por cimento, areia, cal hidratada e água, mas conforme a influência de características regionais, outros materiais têm sido utilizados na sua composição, como o saibro, o barro e o caulim, entre outros.
O Eurocode define a resistência de cálculo do concreto já afetada pelo coeficiente acc (fcd = acc. fck / γc) enquanto que a NBR 6118:2004 define a resistência de cálculo do concreto como sendo fcd = fck / γc e aplica o coeficiente redutor ac = 0,85 sobre fcd.
Por: Altair Santos. O item 8.
É o estado em que as deformações ultrapassam os limites máximos definidos por normas e aceitáveis para a utilização normal da estrutura. Ações e solicitações de cálculo são os respectivos valores característicos modificados pelos coeficientes de ponderação.
fyd = tensão de escoamento simplificada do aço. Pode variar conforme o aço usado (CA-25, fyd=25; CA-50A, fyd=50, e assim por diante).
fyk é a resistência característica do aço ao escoamento na tração. fyd é a resistência de cálculo do aço ao escoamento na tração.
Pré-dimensionamento de pilares. As normas técnicas brasileiras recomendam que as dimensões a e b sejam iguais ou maiores que 19 cm, porém, em casos especiais, admitem que uma das dimensões seja de, até, 14 cm, desde que a área da seção seja maior ou igual a 360 cm2.
Resumo: Uma característica muito importante das estruturas de concreto armado é a sua ductilidade. Genericamente, a ductilidade pode ser definida como a capacidade de um material, seção, elemento ou sistema estrutural deformar-se inelasticamente antes do colapso sem perda substancial de sua resistência.
Propriedade que permite transformar materiais em fios. Um exemplo é o cobre, usado em forma de fios em instalações elétricas e o ferro na fabricação de arames.
Meça a distância original ente as marcas de referência (Lo) do material ao redor do ponto de quebra intencional. Esse valor costuma ser de 50 mm.
Uma estrutura de concreto armado deve apresentar condições de ductilidade, ou seja, a re- lação entre o concreto e o aço deve ocorrer de for- ma em que caso haja solicitação superior à previs- ta em cálculo estrutural, o elemento apresentará deformações até sua ruptura.
Exige mão de obra menos qualificada para sua execução, em comparação com estruturas metálicas, por exemplo. Boa resistência ao fogo e ao tempo. Uma estrutura de concreto armado é mais durável do que qualquer outro sistema de construção. Boa resistência ao desgaste mecânico como choques e vibrações.
A solução estrutural adotada em projeto deve atender aos requisitos de qualidade estabelecidos nas normas técnicas, relativos à capacidade resistente, ao desempenho em serviço e à durabilidade da estrutura.
Sendo assim: a) Quais são os requisitos de qualidade da estrutura que você deve avaliar para que a fase de dimensionamento também se enquadre no controle de qualidade? No que esses requisitos consistem? R: A partir da implantação do sistema de controle de qualidade dos projetos.
Quais os tipos de superfícies existentes para os aços e quais os valores de 1? (Apostila Estruturas de Concreto Armado – Materiais pág 27) R: A superfície dos vergalhões pode conter nervuras (saliências ou mossas), entalhes, ou ser lisa.
Mecanismos de deterioração do concreto: Lixiviação, Expansão por sulfato, Reação álcali-agregado. É o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras.
100 anos
a dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar em 15% a espessura nominal do cobrimento. O Cobrimento Nominal não se relaciona com a classe de agressividade ambiental.
Significado de Concreto protendido Tipo de concreto armado mais resistente à tração; permite a construção de estruturas que exijam maior esforço de flexão, pavimentos e pontes com vãos mais extensos e o desenho de elementos estruturais com seções transversais de menor dimensão.
Já no caso do concreto armado, o que ocorre é um trabalho conjunto entre dois materiais: o concreto, que possui ótima resistência à compressão, e o aço, que possui grande resistência aos esforços de tração. ... No concreto protendido adiciona-se a essa composição, a chamada armadura ativa (fios e cabos).
1 Estender(-se) para diante; alongar(-se). Pôr(-se) (uma arma) em riste. Etimologia (origem da palavra protender). Do latim protendere.
O concreto protendido é o meio mais utilizado para aumentar a resistência à tração do concreto. Este método construtivo tem como objetivo melhorar o desempenho das estruturas utilizando todo o potencial do concreto à compressão, deixando os esforços de tração para a armadura.