- Osso pneumático: frontal, maxilar, temporal, etmóide e esfenóide.
São curtos, largos, espessos e cubóides. Encontrados apenas nos carpos (mão) e tarsos (pé). Ossos laminar ou plano possuem comprimento e largura iguais em relação à espessura. Geralmente apresentam funções de proteção, como os ossos do crânio (frontal, parietal e occipital) que protegem o encéfalo e outros.
O maior osso do corpo humano é o fêmur, sendo grande em comprimento e em diâmetro também. Está localizado na coxa, ligando o quadril (por intermédio do osso ilíaco) ao joelho (através da patela e tíbia). Pode chegar a medir quase 51 centímetros de comprimento e é o osso mais resistente e pesado do nosso corpo.
O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.
Um qualquer ser humano comum será capaz, numa sessão de treino, de utilizar 65% da “força absoluta”, enquanto um atleta treinado é capaz de elevar esta marca para 85%.