Localize a linha apropriada na primeira coluna da tábua.
Para ocorrer essas transformações é preciso obedecer algumas regras e propriedades operatórias dos logaritmos. Dado o logaritmo loga x = y de base a, para transformar o mesmo logaritmo para a base b, o logaritmo ficará assim: logb x = z.
Nesses casos, há uma ferramenta matemática que nos permite mudar a base do logaritmo para qualquer outra base desejada. Sejam a, b e c números reais positivos e diferentes de 1. A fórmula para mudança de base de um logaritmo é dada por: Não pare agora...
Para utilizar esta função, escolha Calc > Calculadora. Calcula o expoente a que 10 deve ser elevado para igualar a um determinado número. Por exemplo, 10 2 = 100, por isso a o log base 10 de 100 é 2.
Para calcular o logaritmo de um número, basta digitar o número e aplicar a função log. Assim, para o cálculo do logaritmo do número 1, é necessário inserir log(1) ou diretamente 1, se o botão log aparecer já , o resultado 0 é retornado.
O logaritmo da potência é igual ao produto do expoente pelo logaritmo da base da potência. Outra coisa importante no estudo dos logaritmos é a transformação de base. Por exemplo, uma calculadora científica só calcula o logaritmo de base 10 (log) ou o logaritmo neperiano (ln).
Sistema de Logaritmos Neperianos