Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi um partido político brasileiro que abrigou os opositores da ditadura militar brasileira ante o poderio governista da Aliança Renovadora Nacional (ARENA).
15 de janeiro de 1980, Praça dos Três Poderes, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Progressistas e liberais históricos se uniram formando o novo Partido Liberal em 1868. Já os liberais radicais fundaram o Partido Republicano em 1870. ... Os conservadores apostavam num poder central forte, enquanto os liberais defendiam a autonomia das províncias e valorizavam a representação nacional (deputados eleitos).
O conservadorismo brasileiro inclui nomes como Gilberto Freyre na sociologia, Gerardo Melo Mourão e Otto Maria Carpeaux na literatura; José Monir Nasser na educação; Sobral Pinto e Miguel Reale no direito; Plinio Correia de Oliveira e Gustavo Corção na religião; Mario Henrique Simonsen, Eugenio Gudin e Roberto Campos ...
O Partido Conservador foi um partido político brasileiro do Período Imperial, surgido por volta de 1836. Foi sucessor ideológico direto do Partido Restaurador, reunindo os antigos caramurus (exceto Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque) com membros dissidentes do Partido Moderado.
Resposta. - Partido Brasileiro: Monarquia Absolutista e com os poderes todos concentrados na mão do rei. - Partido Português: defendiam a volta do Brasil Colônia. - Liberais Radicais: Monarquia com os poderes do rei limitados, diferentemente do Partido Brasileiro.
O Partido Brasileiro era formado por comerciantes e grandes latifundiários, e tinha como meta a manutenção dos privilégios garantidos pelo Império Português.
O “partido brasileiro” era integrado principalmente pela aristocracia rural (grandes proprietários escravistas) que defendia a manutenção da liberdade econômica e da autonomia administrativa conquistadas durante o período joanino. Mas não defendia a separação de Portugal.
Entre os que viajaram estavam nomes conhecidos e importantes como Cipriano Barata e Muniz Tavares, que haviam participado da Revolução Pernambucana de 1817, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, o Padre Diogo Antônio Feijó, e Nicolau Campos Vergueiro.
Dom Pedro I é um dos grandes nomes da história do Brasil. Foi um dos condutores do processo de independência, além de ter sido imperador brasileiro de 1822 a 1831. Filho de d. João VI, rei de Portugal, Dom Pedro I ficou conhecido ao longo de sua vida por ser impulsivo e mulherengo.
Entre os fatores que causaram a Independência do Brasil podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e Brasil.