Uma das alternativas de armazenagem é a estocagem em trânsito, pois ela é uma possibilidade particularmente interessante para empresas que trabalham com estoques sazonais e remessas de longas distâncias. ... É uma forma especial de armazenagem que exige coordenação com a opção feita em modalidade de transporte e serviço.
Quais são os principais sistemas de armazenagem e suas funções?
Funções do sistema de armazenagem
Quais são as estruturas de armazenagem que existem?
Antes de pensar sobre o que considerar ao definir o sistema, é necessário ter certeza de qual dos 3 modelos seguintes se encaixa melhor em sua organização:
Além disso, muitos fatores devem ser considerados ao escolher suas estruturas de armazenagem, como:
A armazenagem envolve ações que contemplam planejamento, verificação da área e análise das características dos produtos que serão armazenados até o desenvolvimento das operações cujo objetivo é receber e manter mercadorias estocadas adequadamente, realizando a expedição conforme demanda.
Autoportante. O espaço vertical pode ser melhor aproveitado com o autoportante que, além disso, pode ser construído em menor tempo, com menos investimento, já que a estrutura é usada como suporte de fechamento lateral e de cobertura, permitindo melhor distribuição da carga.
6- PORTA-PALLETS AUTO-PORTANTE Neste sistema, são as próprias colunas das estruturas de armazenagem que suportam todos os esforços próprios do edifício, seja nas laterais ou na cobertura. Em função disso, a estrutura tem que ser estudada especialmente para que possa receber diretamente as paredes exteriores.
A estrutura porta-paletes é considerada um meio rápido de organizar as mercadorias no estoque. Por meio dele, os produtos são colocados dentro de uma caixa, uma estrutura semelhante a um tablado com medidas específicas. Esses são montados por encaixe, sem a utilização de parafusos.
A armazenagem blocada Corresponde a um sistema no qual os paletes, utilizados para transporte e movimentação dos produtos, são colocados diretamente um sobre os outros — como em uma pilha.
Picking ou Order Picking é o processo de separação e preparação dos pedidos, para que eles cheguem corretamente até o consumidor. ... Nesse cenário, o picking, feito de forma eficiente, aparece como um diferencial competitivo forte para a empresa.
O conceito de picking Essa movimentação tem o objetivo de permitir que as mercadorias sejam agrupadas para atender aos pedidos dos clientes. Essa é uma atividade crítica, pois lida diretamente com o atendimento das necessidades dos clientes e, consequentemente, a sua satisfação.
O picking por lote ou batch picking é um método de preparação de pedidos que se caracteriza por coletar de uma só vez várias unidades de um mesmo SKU para pedidos diferentes.
O que é o voice picking? voice picking é um sistema cuja missão é auxiliar os separadores através de instruções verbais. Poderíamos dizer que o sistema consegue, através do reconhecimento de fala, colocar o funcionário em comunicação direta com o WMS, responsável por transmitir os comandos para a execução da tarefa.
Descubra o que é packing e qual sua importância na operação logística. Pode parecer simples e trivial, mas o packing é um processo que exerce muita influência na experiência final de compra do consumidor e, por isso, exige atenção especial. Trata-se da acomodação, empacotamento e embalagem da mercadoria para seu envio.
Muitas pessoas não compreendem a diferença entre os termos. Apesar se serem igualmente importantes para a cadeia logística, o picking é o processo de separação e preparação dos produtos para a fase seguinte, o packing. É quando acontece a coleta dos itens no armazém nas quantidades especificadas no pedido.
Esse com certeza é um processo um pouco mais detalhado, que envolve cerca de 40% do custo com mão de obra e é responsável por determinar o prazo na execução do ciclo de um pedido, o processo completo, desde o momento da solicitação até o recebimento do produto.
Cross Docking é o nome dado a um tipo de sistema de distribuição que funciona assim: quando alguém compra determinado produto no seu site, ele é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente.
Tipos de cross docking
Cross docking é um sistema de distribuição no qual o produto que foi comprado pelo cliente é despachado para um centro de distribuição ou para uma instalação (armazém). Nesse centro de distribuição/armazém, a mercadoria é expedida para o consumidor final de forma imediata, ou seja, acontece uma redistribuição rápida.
Benefícios do cross-docking: Aumenta velocidade do fluxo de produtos e circulação do estoque. Reduz custo de manuseio. Permite consolidação eficiente de produtos.
A técnica crossdocking surge como uma evolução em todo o processo logístico. ... A grande diferença entre o modelo tradicional e o crossdocking é que, no modelo tradicional, as mercadorias chegavam e eram armazenadas até serem solicitadas pelos clientes. A produção era realizada para stock e empurrada para o cliente.
No total, existem três aspectos bases para operações que envolvam o cross-docking: Tempo de permanência do produto no lugar do cross-docking: deve ser o mínimo possível. ... A estocagem, no entanto, não pode ser feita, pois não integra o sistema cross-docking.
O Cross Docking traz vários benefícios em relação ao frete, entre eles citamos:
Um armazém bem projetado deve ser capaz de desempenhar as seguintes funções: O recebimento de todos os produtos abrangidos pela a atividade industrial da empresa proprietária do armazém. ... O controle e registro dos produtos armazenados. A armazenagem correta das mercadorias.