3) Oocistos são formas produzidas exclusivamente nas células da mucosa intestinal do gato e eliminados nas fezes. Os gatos podem adquirir a infecção por ingestão de carne contaminada por pseudocistos ou de oocistos eliminados por outros gatos e presentes no solo.
O ciclo assexuado tem início quando o oocisto é formado, no tubo digestivo do hospedeiro definitivo, e eliminado. Após a sua eliminação se dá a esporulação, que é caracterizada pelo aumento de volume do parasito e pela produção de esporozoítos no seu interior.
O ciclo do Toxoplasma gondii, uma espécie de protozoário, é um ciclo de vida em que há a participação de um hospedeiro definitivo e de um hospedeiro intermediário. O hospedeiro definitivo são os felinos, em especial o gato doméstico, enquanto o hospedeiro intermediário inclui aves e mamíferos, como o ser humano.
Seu agente etiológico, o protozoário Toxoplasma gondii, é um parasita com ciclo biológico de duplo hospedeiro. No gato ocorre o ciclo reprodutivo, sendo desta maneira o hospedeiro definitivo. Outros mamíferos e aves são hospedeiros intermediários, abrigando o ciclo proliferativo.
O vetor responsável pela transmissão vetorial da toxoplasmose é o gato doméstico, que também é o hospedeiro definitivo e se destaca entre os felinos pela domesticação e proximidade com o ser humano.
Tipos de toxoplasmose
São os gatos a fonte primária de infecção humana? Indirectamente sim, porque os gatos são o hospedeiro definitivo do parasita, ou seja, são os únicos animais onde o parasita pode completar o seu ciclo de vida e como tal, os únicos animais que excretam oocistos (ovos microscópicos) com capacidade infectante.
“Aquele gato que só come ração industrial dificilmente vai contrair a doença. Os gatos de rua têm mais possibilidade de se contaminar”, comenta. Depois que a pessoa tem toxoplasmose uma vez, ela não terá outras vezes.
Os sintomas iniciais: em geral, não há sinais. O Toxoplasma se multiplica no felino por algumas semanas, enquanto ele solta ovos do parasita pelas fezes. As manifestações: embora não sejam frequentes, febre, falta de ar e anorexia são indícios da doença. O tratamento depende do quadro.
O que é toxoplasmose? É uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii. Por ser uma enfermidade assintomática, é de difícil detecção. Os gatos, apesar de serem seus hospedeiros definitivos, não apresentam sintomas da doença, nem tampouco problemas sérios de saúde quando são portadores do parasita.
Sintomas de Toxoplasmose
O homem adquire a infecção por três vias:
Várias medidas simples podem ser tomadas para a prevenção da toxoplasmose dentre elas:
Algumas dicas para evitar a contaminação com doenças transmitidas pelos gatos são:
Se você já teve o contato com a toxoplasmose, você está imune e não irá se reinfectar novamente. O parasita fica no organismo e a infecção pode reativar determinando o aparecimento de lesões no sistema nervoso central como na retina.
O diagnóstico de certeza da infecção aguda é quando o resultado sorológico é de IgM (+) e IgG (-) com a IgG tornando-se positivo ou reagente , 2 semanas depois. Se o IgG não se tornar reagente após 2 semanas do IgM positivo, trata-se de um falso positivo e não é uma infecção aguda pela Toxoplasmose.