Layout celular Limitações : O controle da produção torna-se mais complicado. Aumento do trabalho em processo. Requer uma alta habilidade dos funcionários em relação ao layout do produto.
Layout ou arranjo físico é a técnica de administração de operações cujo objetivo é aumentar a eficiência do sistema de produção. Um fluxo bem ajustado permite a rápida movimentação dos produtos através do sistema produtivo.
Layout por produto ou linear no qual o produto se movimenta entre as máquinas e os postos de trabalho, que permanecem fixos. É aplicável em linhas de montagem como a fabricação de automóveis.
O layout ou leiaute é uma estratégia que tem como objetivo ampliar a qualidade e eficiência de um processo produtivo. Via de regra, ele está intimamente relacionado à maneira como máquinas, equipamentos e pessoas são distribuídas em um espaço físico.
São: Princípio da integração, Princípio da mínima distância, Princípio de obediência ao fluxo das operações, Princípio do uso das 3 dimensões, Princípio da satisfação e segurança e Princípio da flexibilidade.
O arranjo físico por processo é onde os processos com necessidades similares são organizados ou posicionados juntos ou perto um do outro para facilitar todo o processo de transformação, o recurso a ser transformado é direcionado a sua real necessidade e na área determinada do processo.
O arranjo físico por produto, também denominado linha de produção ou linha de montagem, procura definir a sequência em que os recursos produtivos devem ser dispostos de modo a processar o produto, cliente ou informação.
O arranjo físico por processo agrupa as estações de trabalho adotando como critério as atividades que estão sendo executadas, independente de qual produto está sendo processado. ... Em contrapartida, o arranjo por processo pode ser difícil de balancear e o fluxo dentro da fábrica pode ser muito longo.
O estudo do arranjo físico ou layout de uma empresa se preocupa com a organização dos recursos dentro do espaço de trabalho. ... O arranjo físico de uma fábrica pode ser classificado em quatro tipos comuns: layout fixo, layout funcional, layout celular e layout linear.
Na elaboração do arranjo físico da armazenagem é necessário procurar a disposição que melhor estabeleça a integração dos equipamentos com o pessoal e com as fases do processo produtivo ou de serviços, permitindo, dessa forma, o máximo rendimento dos fatores de produção, utilizando a menor distância e o menor tempo ...