Verificado por especialistas O fechamento e a abertura de válvulas cardíacas e venosas para impedir que o sangue retorne, a contração de músculos periféricos para fazer com que o sangue circule, além do sistema renina angiotensina que regula os fluidos circulantes.
Resposta. Resposta: Cada vez que seu coração bate, o sangue é bombeado através das artérias e veias, os vasos sanguíneos do seu sistema circulatório. A pressão sanguínea arterial é produzida pela força exercida pelo sangue contra as paredes das artérias, que levam o sangue pelo seu corpo inteiro.
São os capilares e as arteríolas. A circulação sanguínea está relacionada com o percurso do sangue no corpo.
Quais os locais de verificação de pressão arterial? Membros superiores e inferiores. Também em casos mais graves ou na necessidade de mais fidelidade no controle pode ser nos acessos centrais dentro dos vasos que vão ao coração e ate mesmo dentro do coração.
A medida é muito simples: ponha as pontas dos três dedos abaixo do pulso, na base do polegar, pressione ou mova os dedos até sentir a pulsação. O polegar não pode ser utilizado por ter pulso próprio.
“A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.
É a chamada Síndrome do Jaleco Branco: “De 30% a 40% das pessoas que medem a pressão no consultório podem ter a pressão diferente fora do consultório e isso pode confundir na hora do diagnóstico e do tratamento”, explica o médico. A falta de sintomas de alerta é a grande armadilha da hipertensão.
Em alguns casos, o paciente passa anos com a sua pressão arterial mais ou menos bem controlada, mas, de uma hora para outra, começa a apresentar picos hipertensivos. Situações que podem provocar descontrole da pressão arterial são: Mudanças na dieta, principalmente aumento do consumo de sal (leia: SAL E HIPERTENSÃO).