crossorigin="anonymous">
O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. ... Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.
Este tecido tem, basicamente, a função de transportar substâncias dentro do organismo. No sangue distinguem-se duas partes: uma líquida, o plasma e, uma sólida, formada pelos elementos figurados.
O Sistema Hematopoiético é responsável pela hematopoiese, ou seja, pela produção das células sanguíneas e é composto basicamente pela medula óssea e órgãos linfoides (baço, timo, linfonodos, entre outros).
O sangue é um tecido conjuntivo que é formado pelo tecido hemocitopoiético.
O sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros, variando de acordo com o peso. Compõe-se de uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas, e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Componentes
O plasma sanguíneo é um dos componentes do sangue e representa cerca de 55% do volume desse tecido. Ele corresponde à parte líquida e reúne os elementos celulares: hemácias ou eritrócitos, leucócitos e plaquetas.
Sangue é um tecido líquido conjuntivo que rega todos os tecidos do organismo levando as substâncias nutritivas e o oxigênio necessário ao metabolismo. É constituído por plasma, leucócitos, hemácias e plaquetas.
As células do sangue são as hemácias e os leucócitos. As plaquetas são também componentes do sangue, porém não são células propriamente ditas. As células do sangue são as hemácias e os leucócitos.
Os glóbulos vermelhos, a maior parte dos glóbulos brancos e as plaquetas são produzidos na medula óssea, o tecido macio e gorduroso encontrado nas cavidades ósseas.
O processo de produção das células do sangue é denominado de hematopoiese ou hemopoiese e inicia-se com a produção de uma célula denominada de hemocitoblasto, também chamada de célula-tronco hematopoiética. Essa célula dá origem aos eritrócitos, leucócitos e megacariócitos.
O processo de produção de hemácias, denominado eritropoiese, ocorre na medula óssea vermelha e é regulado pela eritropoietina, um hormônio produzido nos rins em indivíduos adultos. A hipóxia (baixa concentração de oxigênio) é uma grande estimuladora da produção desse hormônio.
A presença de hemácias na urina é conhecida como hematúria e está normalmente associada a problema nos rins, no entanto também pode ser consequência da realização de atividade física muito intensa, apesar de isso ser raro, ou devido ao período menstrual, por exemplo.