Pra muitos essa palavra referia -se a um grupo familiar, um clã,para outros como laços de família ou de união existente entre os incas. O papel dele era estar a cargo da estrutura social e política dos incas, através de uma organização social que obedecia a uma rígida hierarquia.
Ayllu é uma forma de comunidade familiar extensa originaria da andina. Mita é uma instituição de origem inca que foi alterada pelos espanhóis. Kipu (quipu) é um instrumento de comunicação utilizado pelos incas.
A produção agrícola dos incas era realizada no ayllus, unidade social que agrupava um conjunto de pessoas que tinham a obrigação de cultivar e tirar seu sustento desse pedaço de terra. O chefe de cada ayllu era nomeado pelo imperador e era conhecido como curaca.
Abaixo dos nobres estavam os homens chamados curacas, que não necessariamente eram Incas. Em sua maioria, os curacas eram originários dos povos conquistados, filhos de líderes convertidos. Os homens eram organizados em grupos com base na idade e capacidade de trabalho.
Huaca, na cultura andina do Peru, pode ser tanto uma divindade como o lugar onde uma divindade é cultuada. No idioma quechua, a waqa significa algo como "sagrado".
Sapa Inca
Dentro da religião maia, julgava-se que os sacrifícios humanos eram importantes para garantir que os deuses estivessem satisfeitos e garantissem o funcionamento do universo.
Resposta: Explicação:rituais funerários, que indicavam a crença maia na vida após a morte. Os mortos eram preparados para uma espécie de viagem para uma outra existência. Nas sepulturas eram colocados alimentos e utensílios pessoais que, segundo a religião maia, poderiam ser utilizados pelo morto durante a sua viagem.
os costumes eram . eles usavam peles de jaguar,mantos verrmelhos,plumas e adornos incrustados com jade. ... também possuiam o estranho costume de pendurar contas na testa das crianças para que ficassem estrábicas.
Na sociedade asteca os escravos eram chamados Tlacotin, ocupavam a hierarquia inferior da sociedade asteca. A maioria eram escravos por guerras, outros por cometerem crimes graves e uma pequena parte por dívidas que não podiam cancelar caíram nessa condição de servidão.
O comércio entre os maias não utilizava moeda, mas a troca de mercadorias, e os valores de cada produto variavam em cada cidade. Na agricultura, os maias tinham como base de sua alimentação o milho, mas também cultivavam feijão, abóbora, pimenta, cacau e algodão.
Top 5 plataformas