A seguir, confira as dicas para realizar uma leitura aprofundada e rápida de um livro:
Dicas para Analisar, Compreender e Interpretar Textos
Solicite que os/as alunos/as tragam de casa diferentes contos. Recolha os contos que os/as alunos/as trouxeram. Leia um por semana na sala de aula e desenvolva atividades que possibilitem o reconto, seja de forma oral ou por escrito.
O professor deverá questionar a turma sobre Machado de Assis. Qual a sua importância para a literatura nacional, qual período, principais obras, personagens, etc....Divida a turma em pequenos grupos e apresente os temas:
Neste sentido, o conflito de um texto está relacionado aos motivos que levarão as ações ocorridas na trama. Já o climax, refere-se aos momentos de maior tensão dentro da história. Por fim, o desfecho retrata o final e as resoluções e despreendimentos da história. Espero ter ajudado, bons estudos!১৯ ফেব, ২০১৪
Conflito: trata-se do momento em que ocorre uma oposição entre os elementos da narrativa, resultando em uma tensão que organiza os fatos. O conflito instiga o leitor em relação à narrativa. Clímax: é quando a narrativa alcança a tensão máxima. É o ponto culminante do conflito.
Por essa razão, o conflito gerador do texto ocorre quando o telefone o narrador começa a tocar, pois de acordo com a sua narrativa, telefone tocando é sinal de desconfiança e preocupação, uma vez que, como dito no primeiro parágrafo, ninguém telefona para dar boas notícias.
Como criar conflito em histórias? 7 dicas para desenvolver a tensão perfeita.
Como transformar suas ideias em histórias?
Como fazer um enredo
Conflito é todo processo de tomada de decisão e sim, ele existe em TODAS as cenas do filme. Para entender a base do conflito, é preciso entender a construção de um bom DIÁLOGO. Quando dois personagens falam, o que torna a conversa interessante é justamente o conflito.
De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”, ou seja, o conflito é o choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, há conflito e oportunidades de mudanças.
A palavra desfecho tem como significado a parte final de uma obra literária ou uma parte especial que teve uma solução. O desfecho de uma história é como a mesma vai se mostrando ao longo da narrativa, como a mesma vai chegando a uma solução, se desenrolando.
Como fazer uma conclusão em 6 passos
Tempo (lembre que a crônica se passa em um curto espaço de tempo – minutos, horas). Desfecho: pode ser aberto, conclusivo, surpreendente. No desfecho aberto o leitor é instigado a pensar, criar sua solução, dar continuidade à narrativa, os leitores viram coautores da história.
Algumas dicas que se destacam: começar pensando e estruturando bem o personagem, ser empático e evitar a autobiografia. Eu diria que a melhor dica é ler muito. Quanto mais referências você tiver, mais ideias você terá para um bom texto. E não tenha medo de imitar as suas referências.
Familiarize-se com a terceira pessoa. A terceira pessoa inclui os pronomes ele, ela, eles e elas. Com essa perspectiva, o narrador tem liberdade para contar a história de um ponto de vista específico e, assim, descrever pensamentos e sentimentos do personagem. Por exemplo: "Carla ligou a luz do banheiro.