desenvolvimento social são projetos, socias com fins de melhorias na boa conduta dos cidadoes. E crescimento economico são um conjuto de organizaçoes onde a corrupição suga livremente nossas almas.
Desenvolvimento social consiste na evolução dos componentes da sociedade (capital humano) e na maneira como estes se relacionam (capital social). ... Desta forma, uma determinada comunidade pode crescer economicamente sem que isso represente um desenvolvimento social.
Ele significa e consiste em uma evolução ou mudança positiva nas relações entre os indivíduos, grupos e instituições de uma sociedade, sendo o bem-estar social seu projeto futuro. Basicamente, o Desenvolvimento Social é entendido como um processo de melhora da qualidade de vida de uma sociedade.
A interação social tem um papel indispensável do desenvolvimento cognitivo, cabe àqueles responsáveis pela educação da criança intermediar esse aprendizado ajudando-a a diferenciar o que é certo ou errado, reconhecendo sua cultura e seus aspectos sociais, assim como outros a que deve respeitar.
O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.
O desenvolvimento humano é um processo de construção contínua que se estende ao longo da vida dos indivíduos, sendo fruto de uma organização complexa e hierarquizada que envolve desde os componentes intra-orgânicos até as relações sociais e a agência humana.
DHO é a sigla para Desenvolvimento Humano e Organizacional. Dentro do contexto das organizações o DHO prega que os colaboradores de uma empresa não devem ser vistos apenas pela perspectiva profissional, mas também deve-se levar em conta outros aspectos dessas pessoas, como o social, emocional e o racional.
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.
Físico-motora – ganho de peso e altura, capacidade de mover-se e de coordenar os movimentos; Cognitiva – capacidade de raciocinar e pensar; Emocional – capacidade de sentir e de se emocionar; Social – capacidade de se relacionar com os outros.
1) Quais são os fatores determinantes da personalidade? Hereditariedade: características genéticas herdadas pelos pais. A criança já nasce com sua personalidade previamente modelada. Ambiente: Características adquiridas através da cultura, região, família, etc., que determina pessoa recebe no seu período de criação.
O desenvolvimento motor da criança sofre influências de uma série de fatores, especialmente as atividades motoras realizadas na escola, no ambiente familiar e na sociedade, que foram os contextos abordados neste estudo.
PRINCÍPIOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PRINCÍPIO DA TOTALIDADE Todo comportamento que a criança apresenta é resultado da união de vários aspectos: motores, cognitivos, afetivos e sociais. Por esse princípio devemos observar o aluno como um todo, nas suas relações com o outro, com o ambiente e consigo mesmo.
Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.
O desenvolvimento motor humano é compreendido em quatro fases: fase motora reflexiva, fase motora rudimentar, fase motora fundamental e fase motora especializada. A figura abaixo representa as etapas do desenvolvimento motor citadas por Gallahue e Ozmun (2003).
Clark (1994) descreve as mudanças no desenvolvimento motor em seis principais fases: 1) reflexiva ; 2) pré-adaptativa; 3) de habilidades motoras fundamentais; 4) de habilidades motoras especificas do contexto; 5) habilidosa; 6) compensatória.
As fases da aprendizagem motora (Gallahue e Ozmun, 2001), são: 1ª Fase - Motora Reflexiva: Os reflexos são as primeiras formas do movimento humano. 2ª Fase - Motora Rudimentar: Os movimentos rudimentares são determinados de forma maturacional e caracterizam-se por uma sequência de aparecimento previsível.
O estágio transitório entre 7 e 10 anos da fase motora especializada de desenvolvimento é caracterizado pelas primeiras tentativas do indivíduo de refinar e combinar padrões motores maduros, mas deve ser implementado de forma lúdica através da dança, slack line, rugby e atividades recreativas em geral pelos monitores ...
Quando tratamos de habilidades de movimento especializado, falamos da associação dos movimentos maduros e refinados e de movimentos complexos e específicos adaptados para as exigências específicas de uma atividade recreativa, do dia-a-dia e principalmente de uma prática desportiva.
Estágio Elementar: envolve maior controle e melhor coordenação dos movimentos fundamentais. Evidencia-se por volta dos quatro a cinco anos de idade, dependendo do processo de maturação. Estágio Maduro: é caracterizado como mecanicamente eficiente coordenado e de execução controlada.
As habilidades motoras são classificadas em: A. afetiva, cognitivas e psicomotoras.
Nesta perspectiva, as habilidades proposta no quadro a seguir não deverão ser tratadas fora de um contexto.
As habilidades motoras: * básicas (ou fundamentais) e específicas. com elevado nível de mestria. As capacidades condicionais, geralmente referidas como mais importantes, são a força, velocidade, resistência (Manno, 1994) e por vezes a flexibilidade.
Na coordenação motora fina, verificamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.