Com uma calculadora padrão bastaria fazer 22 / 7 – (menos) parte inteira do resultado (3) vezes x 7 (resto 1). Solução 2: subtrai-se, sucessivamente, 7 de 22 até que o visor da calculadora retorne um número menor do que 7. Esse número será o resto da divisão.
O resto da divisão é um número maior ou igual a zero e menor que o divisor. Ele é o que sobra na aplicação do algoritmo em uma divisão de números inteiros.
Na aritmética, a divisão euclidiana (ou divisão com resto) é o processo de dividir um inteiro (o dividendo) por outro (o divisor), de forma que produza um quociente e um resto menor que o divisor.
Assim, não temos resto. Logo, obtemos o número 1 para ser dividido por 5. Como 1 não é divisível por 5, devemos colocar um 0 no quociente e abaixar o 7. Então, devemos dividir 17 por 5.
Para efetuar multiplicação e divisão de números negativos, precisamos sempre recorrer à regra dos sinais. Essa regra informa qual será o sinal do resultado. Para utilizá-la, você só precisa lembrar-se de duas informações: 1 – Se os sinais forem IGUAIS, o resultado será POSITIVO.
Resposta. Não existe denominador negativo, mas caso você monte uma equação e fique " negativo " é porque você esqueceu de multiplicar por -1..
Divide-se normalmente: Se fosse o resultado seria 2. Se fosse o resultado seria -3. E é isso!!!
Frações com expoente negativo Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos: Escrever a base em forma de fração se ela ainda não estiver nessa forma; Inverter a base e o sinal do expoente; Usar a propriedade das potências de fração relembrada acima.
Como transformar um denominador negativo em positivo
Agora se você quiser simplificar mais ainda o processo para encontrar o inverso de uma fração, há uma dica infalível: basta inverter a fração, trocando o denominador de lugar com o numerador! Por exemplo, o inverso de 2/5 é 5/2, o inverso de 7/3 é 3/7 e o inverso de 1/4 é 4/1, ou, simplesmente, 4.
Para resolver potências com expoente fracionário e decimal, basta convertê-las em raízes. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Até mesmo a resolução de potência com expoente negativo é bem simples.