Significado de Policromasia substantivo [Medicina] Variação de cor das hemácias, decorrente do teor de hemoglobina.
Situação caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos que têm afinidade para corantes ácidos, básicos ou neutros. Tendência de certas células (certos glóbulos vermelhos, por exemplo) para serem corados por corantes básicos ou ácidos.
Policromasia é a presença de eritrócitos jovens, com RNA citoplasmático e organelas remanescentes, tornase azulados com a utilização de corantes usuais em laboratório de patologia, como os corantes rápidos.
Doença do carrapato sintomas
Equinócitos. São hemácias com a membrana irregular, apresentando espículas regularmente distribuídas. In vitro pode ser artefato. In vivo decorre de hiperuremia, tratamento com heparina IV, hipotireoidismo e após transfusões sanguíneas.
A pesquisa de esquizócitos indica a presença dessas hemácias fragmentadas e pode detectar patologias como: anemia hemolítica, hipertensão maligna, válvula cardíaca mecânica, crise renal da esclerose sistêmica e até pré-eclâmpsia em gestantes. Esse é um teste sorológico pelo método de microscopia.
A anemia hemolítica é moderada; o hemograma mostra numerosos leptócitos, raros drepanócitos e alguns eritrócitos com uma forma peculiar, ditos pecilócitos SC, decorrentes da dupla cristalização das hemoglobinas anormais; a CHCM costuma estar diminuída (hipocromia sem microcitose).