A melhor alternativa para quem quer bolsa para estudar em Portugal durante o mestrado são as bolsas do programa Erasmus Mundus. O programa da União Europeia oferece bolsas completas para brasileiros e diversos dos cursos são em Portugal.
Para estudar em Portugal na graduação, você pode fazer um pedido no setor de Relações Internacionais de sua universidade no Brasil. Caso queira fazer todo o Ensino Superior no país europeu, é possível entrar pelo Enem. Há 31 instituições de ensino que aceitam essa forma de ingresso.
Os estudantes internacionais que ingressem na Universidade de Coimbra (UC) através de exames exteriores à instituição, como o ENEM, International Baccalaureate, A-Level, Gaokao, Liankao e Exame Unificado de Macau, têm oportunidade de se candidatar a bolsas de mérito de várias tipologias.
5 bolsas para estudar na Europa que você precisa conhecer
Um dos países para estudar na Europa de graça é a Holanda através da Orange Tulip Scholarship, um programa destinado a estudantes brasileiros. Todos os cursos são ministrados em inglês e o programa oferece mais de 80 bolsas para cursos integrais ou de meio período de bacharelado, MBA ou mestrado.
Estudo. Um estudante gasta entre 750€ e 2.
O processo pode variar um pouco de universidade para universidade, mas sempre é baseado em análise documental, levando em conta, principalmente, o desempenho acadêmico e o currículo do candidato. Para bolsas de estudo, é necessário também possuir cartas de recomendação acadêmicas e escrever uma carta de motivação.
Veja alguns exemplos de cursos e experiências que você pode ter no exterior:
Todos os médicos que obtiveram diploma em algum país estrangeiro, devem fazer o Revalida para poderem atuar em solo brasileiro. Entretanto, para aqueles que finalizarem a graduação no Brasil e optarem por fazer residência em outro país, o exame não é necessário.