Os frutos são, geralmente, resultado do desenvolvimento do ovário após a fecundação. No interior dos frutos são encontradas as sementes, que são os óvulos desenvolvidos. As sementes, se encontrarem condições apropriadas, germinam no solo originando novas plantas.
A clorofila, juntamente com a luz solar, torna possível o trabalho de fotossíntese realizado pelos vegetais. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A alteração na cor das folhas só ocorre no outono, pois é justamente nesta época do ano que a quantidade de luz emitida pelo sol diminui.
Mas hoje vamos falar da química das cores do outono! No outono, as folhas das árvores abandonam o verde e brindam-nos com uma bela paleta de amarelos e castanhos, a que se juntam tons laranja, vermelho e roxo. E a química explica porquê! A cor verde das folhas deve-se ao pigmento clorofila.
À medida que os dias ficam mais curtos durante os meses de outono, no entanto, a produção de clorofila diminui. Durante este tempo, a clorofila se rompe e a cor verde em folhas diminuem e depois desaparecem. ... As cores vivas das folhas de outono são influenciados pela luz solar, temperatura e umidade do solo.
Nas folhas dos vegetais existem células com pequenas estruturas que são chamadas de cloroplastos. No interior dessas estruturas encontramos um pigmento chamado clorofila. Essa substância é capaz de absorver os comprimentos de onda azul, violeta e vermelho, bem como refletir a luz verde, dando à planta essa coloração.