Na economia, também se destaca a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão, que começa a se expandir principalmente a partir da década de 80. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destruíram boa parte do cerrado.
No Brasil, o Cerrado é um bioma que exerce uma importância econômica muito grande para o país, sobretudo no setor agropecuário. ... Nesta direção, o Cerrado favorece ao cultivo do café (que em sua maioria é exportado) e do leite (com seus derivados), que é comercializado em todo o território nacional.
A principal atividade predominante na caatinga é a agropecuária. A agricultura só é possível na região, através da irrigação artificial, possibilitada pela construção de canais e açudes.
A vegetação da Caatinga tem como característica principal o fato de se adaptar à aridez do solo e à escassez de água na região. ... Nas áreas mais secas, de solo raso e pedregoso, a caatinga se reduz a arbustos e plantas tortuosas, mais baixas, deixando o solo parcialmente descoberto.
A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. ... As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais.
Fauna é o nome dado ao conjunto de animais que vivem em uma determinada região. No Cerrado, por exemplo, encontramos espécies como o lobo-guará, o cachorro-do-mato-vinagre e o tatu-canastra compondo a fauna local. No total existem cerca de 2500 espécies de vertebrados nesse importante bioma.
Fauna e Flora
Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou de um período de tempo. O termo correspondente para plantas é flora. ... Fauna é também o nome dado aos livros que catalogam animais. O termo foi usado pela primeira vez por Lineu como título de sua obra de 1746 Fauna Suecica.