Resposta: Os solos podem ser classificados em arenosos, pois contem grande porcentagem de areia; em argilosos, pois contem grande quantidade de argila, e em solos siltoso, que possui alta porcentagem de silte.
Segundo a obra Aterros sobre solos moles, estes tipos de solo têm origem fluvial e estão presentes em todo o mundo, com maior intensidade no Brasil e outros países com costas litorâneas extensas. ... Por essa razão, aterros construídos sobre estes solos precisam receber mais atenção para as questões de estabilidade.
Consistência - a consistência diferencia a adesão e coesão de partículas do solo, que podem variar em função da textura, matéria orgânica e mineralogia e deve ser observada em campo em três condições de umidade: - Consistência seca - avalia o grau de resistência à quebra ou esboroamento do torrão.
Sempre que uma construção é executada sobre solo mole ou instável, existe a possibilidade de recalque. Isso pode incluir efeitos geológicos causados por subsidência, buracos e características de solubilidade bem como efeitos artificiais, como por exemplo, vazios de mineração.
Quanto à origem, os solos são classificados em eluviais e aluviais. 1. Eluviais: quando os solos se formam por rochas encontradas no mesmo local da formação, ou seja, quando a rocha que se decompôs e se alterou para a formação do solo se encontra no mesmo local do solo; 2.
No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.