Resposta. Antes da filosofia, dos estudos racionais sobre o mundo (cosmologias), os gregos pensavam numa cosmogonia, uma criação de mundo fantasiosa, onde tudo era explicado por mitos e feito pelos deuses. O pensamento racional não existia.
O conhecimento do mundo era através da religião e do mito.
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. ... Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas.
Os gregos pretendiam explicar a origem do mundo, buscar a verdade, tirando esses boatos, histórias e fantasias do mundo. Filosofia (vem do grego) que significa AMOR À SABEDORIA; os gregos filósofos acreditavam que através dos raciocínios lógicos podiam alcançar a explicação de modo verdadeiro.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
No que diz respeito à escultura os gregos buscavam a máxima aproximação com o real, especialmente nas figuras humanas, salientando os músculos, os nervos, veias e tudo mais que pudesse conferir realismo as obras.
O conceito de arte pode ser bastante abstrato. Considera-se arte as formas de representar algo, por meio de diferentes linguagens. ... A arte na Grécia Antiga ocupava um lugar de destaque na sociedade e várias foram as formas de representar as ações humanas por meio de formas e expressões.
A importância da filosofia grega é dada pelo fato ter sido onde os primórdios da filosofia apareceram ( Grécia Antiga) , onde começou a surgir os grandes filósofos da história e a busca por saber e conhecer, refletir sobre assuntos muito questionados na época.
A democracia grega possuía, entre outras, duas características de grande importância para o futuro da Filosofia. Em primeiro lugar, ela afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da pólis.
O pensamento filosófico fez surgir textos filosóficos como a Física de Aristóteles que acarretou em concepções da ciência da Física, por exemplo. ... Para a história e outras ciências em geral, a filosofia ajudou no momento de fundamentar uma ciência por meio do estabelecimento do que pode ser considerado ciência ou não.
Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
Resposta: questionar é uma forma para a filosofia de tentar descobrir a verdade(mesmo que a filosofia não consiga ter o conhecimento empírico),ou seja, o ato de questionar é uma forma de fazer a pessoa adquirir conhecimento e 'claro' com o auxílio do raciocínio.
Portanto, filosofar a saúde é procurar meios e formas de conhecer tudo sobre o tema, prevenção de doenças e, principalmente os meios sociais e econômicos para um atendimento mais humanizado. A relação entre a medicina e a filosofia se inicia com Hipócrates, pois as duas têm origens similares.
A filosofia constituía o próprio processo educativo. Ao longo de todos os períodos da história a educação sempre foi objeto da reflexão filosófica. Vê-se que a filosofia contribui para que os indivíduos desenvolvam maior capacidade crítica, de reflexão e juízo, contribuindo assim para a educação como um todo.
Para fins de reflexão, a Filosofia na universidade possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico, o saber e reflexão histórica, bem como o discurso argumentativo. Assim, o papel da Filosofia se impõe em uma universidade que seja um lugar de reflexão sob o que foi posto como sendo conhecimento prático e teórico.
A filosofia estudando a etimologia da palavra, nada mais é do que a busca pelo conhecimento, observando a formação da palavra o prefixo filos quer dizer busca e sofia quer dizer conhecimento. Assim, a filosofia como especialidade acadêmica é de extrema importância para instigar o pensamento crítico da sociedade .
O ensino da filosofia da educação é nevrálgico, ou seja, um ponto de suma importância para a formação e a pratica docente, e é a partir do pensamento filosófico que se admite também que a filosofia tem um papel necessário na formação do pedagogo que de fato nos levam a pensar, refletir, indagar tornando nos crítico e ...
Nesse aspecto, podemos dizer que a filosofia se caracteriza pela reflexão que o homem faz diante do desafio que um problema representa. ... Sendo assim, a função da Filosofia da Educação é direcionar o educador a refletir criticamente sobre a atividade educacional, resultando numa ação pedagógica mais coerente.
A Filosofia da Educação tem uma grande importância para aqueles que trabalham com o ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes pois pode ajudá-los a: desenvolver sua capacidade de pensar autonomamente e na conformação social. desenvolver sua capacidade de adequação e conformação.
Filosofia e pedagogia: cabe a filosofia da educação justificar e explicar os princípios nos quais se pautam o desenvolvimento das teorias pedagógicas. Buscam investigar como as coisas são, limitando-se a conhecer. Investigam objetos, fatos, acontecimentos aturais.
O sentido principal da atividade filosófica é buscar fundamentar o pensamento em bases racionais e críticas, diferenciando ideias verdadeiras e válidas de simples opiniões sem base ou que se "baseiam" apenas na repetição sem crítica ou reflexão da tradição.
O pensamento filosófico representa um grande passo no entendimento do homem e sua relação com o mundo em que vive, pois nos permite apreender o fundamento onde encontramos significado e orientação.
A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.