O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 1939 e 1945. ... O enfraquecimento das nações fez ressurgir movimentos de luta pela independência em todas as colônias africanas.
A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial e a eclosão de movimentos de luta pela independência. O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético.
Após a II Guerra, ruem os antigos impérios coloniais e surgem novas nações na Ásia e na África. O processo de independência segue caminhos diversos: das guerras de libertação, estimuladas pelo Komintern, à resistência pacífica ou às gestões diplomáticas para obter a autonomia.
Resposta: A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram expulsar o invasor europeu e assim, conquistar a independência. O primeiro país africano a ser independente foi a Libéria, em 1847; e o último, a Eritreia, em 1993.
Entre as principais consequência da descolonizaçao afro-asiática podemos destacar o agrupamento dos países recém-libertados e sua luta comum contra o subdesenvolvimento, a dependência e o neocolonialismo.
Resposta. Resposta: Os indígenas saíram do isolamento em que viviam , o que lhes trouxe novos costumes e a consequente descaracterização da sua cultura e perda da natureza tal como a conhecia. ... - desestruturação do sistema produtivo e das instituições indígenas.
Explicação: Os impactos da colonização europeia Diversidades. ... Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram. Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio.
Os colonizadores, por não conhecerem a cultura dos povos indígenas, assim como não compreenderem sua língua e rituais, acabaram enxergando os mesmos como povos não civilizados e impondo suas crenças e modo de vida. ... Os índios sofreram muito nas mãos dos colonizadores,uma vez que nem eram vistos como seres humanos.
Para que a catequização fosse realizada, era necessário que os indígenas aprendessem a língua portuguesa para a leitura de trechos bíblicos e o ensino da prática religiosa católica. Um dos nomes mais conhecidos no processo de evangelização que chegaram até nós foi o do padre José de Anchieta.
- Os impactos da colonização indígena, se deu pelo fato da diminuição da população indígena devido a colonização, muitos indígenas foram mortos e forçados a fazerem serviços escravos pesados e contínuo.
A principal consequência da hispanização foi a consolidação das colônias espanholas por todo o território americano. Para isto: As grande civilizações nativas, bem como os seus símbolos políticos, foram apagadas; ... a Coroa Espanhola muito enriqueceu com a exploração das suas colônias americanas.
Resposta: Explicação: Para os povos nativos, como os grandes impérios pré-colombianos dos Incas, dos Maias e dos Astecas, as consequências foram a destruição e desarticulação de suas sociedades, de modo que povos que eram, até então, livres, tornaram-se escravos dos espanhóis.
Para os europeus a consequência foi um grande sucesso econômico, de modo que a prata que os espanhóis foram capazes de explorar em suas colônias ajudou os europeus no processo de acumulação de capital, impulsionando o desenvolvimento da Europa.
Resposta. O fator mais importante pela colonização espanhola na América foi a mineração que era responsável pelo crescimento de outras que eram ligadas, com a agricultura e a criação de gado fundamentais para o consumo de quem trabalhava nas minas.
Com a colonização os portugueses pretendiam a "domesticação" do território brasileiro, de modo a dele extrair riquezas econômicas que fossem usadas para desenvolver Portugal.
Resposta. Resposta: Os indígenas tendiam a não suportar tamanha diferença entre uma cultura e outra. A reação dos mesmos junto de sua resistência se resumiu em hostilidade, guerra, suicídios em massa, movimentos de resistência religiosa, etc.
A resistência indígena se dava pelas fugas dos aldeamentos missionários e de outros tipos de cativeiro, pela defesa das aldeias contra os Bandeirantes, por ataques a vilas e fazendas, pela colaboração com o europeu, bem como pelo suicídio quando presos.
Resposta: Dentre os interesses indígenas em jogo durante o movimento de resistência indígena, pode-se citar: preservação de suas terras; garantia de cultura e hábitos.
Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Eles pregavam a fé em Jesus, filho de Deus, e no próprio Deus Todo Poderoso.