As principais divisões cronológicas da música clássica são: o período da música antiga, que inclui a música medieval (476 – 1400) e a renascentista (1400 – 1600), o período da prática comum, que inclui os períodos barroco (1600 – 1750), clássico (1730 – 1820) e romântico (1815 – 1910), e os períodos moderno e ...
Johann Sebastian Bach
Os compositores mais conhecidos do período são Joseph Haydn (1732-1809), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1770-1827).
Nesta edição, o Caderno de Música irá destacar os principais compositores do barroco tardio, como Domenico Scarlatti, François Couperin, Jean-Philippe Rameau, George Philipp Telemann e os três principais nomes da fase final do barroco: Bach, Haendel e Vivaldi.
Os dez maiores compositores da Música Clássica
As principais divisões cronológicas da música clássica são: o período da música antiga, que inclui a música medieval (476 – 1400) e a renascentista (1400 – 1600), o período da prática comum, que inclui os períodos barroco (1600 – 1750), clássico (1730 – 1820) e romântico (1815 – 1910), e os períodos moderno e ...
Esse período é dividido em várias subdivisões, tais como Neoclássico, Contemporâneo e Vanguarda.
Tem-se um período quando duas frases diferentes ou similares, com cadências diferentes, formam uma idéia musical completa. Os modelos mais comuns de período são: 1. Aquele na qual a primeira frase realiza uma semi-cadência (SC) e a segunda uma cadência autêntica perfeita (CAP).
O Hino Hurrita nº 6 é a música mais antiga do mundo, uma ode à deusa Nikkal, achada em Ugarit, na Mesopotâmia. Foi composta no período final desta civilização, 3.
A primeira gravação era feita através de um cilindro coberto por papel laminado, e o primeiro som gravado durante os processos de criação foi um poema infantil chamado “Mary Tinha uma Ovelhinha”, que foi gravado na voz de Edison.
Ouça Hurrian Hymn, música mais antiga do mundo, de 3.
Os historiadores acreditam que uma das canções mais antigas – com letra e melodia – surgiu na China e foi criada por Lin-Len no ano 234 antes de Cristo. Ele compôs uma música usando doze notas musicais diferentes, em que cada uma correspondia a um mês do ano.
Baiano (cantor)
Comenius
O único brasileiro dessa lista é Raul Seixas, um baiano nascido na capital Salvador que ficou conhecido como um dos maiores representantes do rock no Brasil. A sua carreira começou ainda na adolescência com a criação da banda Os Panteras, que lançou um disco em 1968.
Embora em 57 o grupo Betinho & Seu Conjunto, de "Enrolando o Rock" (também gravada por Cauby Peixoto) tenha alcançado grande fama, os primeiros ídolos do rock brasileiro foram os irmãos Tony e Celly Campelo que, em 1958, lançaram o compacto Forgive Me/Handsome Boy, que vendeu 38 mil cópias.
Além de Roberto, Erasmo e Wanderléa, destacaram-se no movimento artistas como Ronnie Von, Eduardo Araújo e Sylvinha Araújo, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Martinha, Vanusa, Rossini Pinto, Leno e Lílian, Evinha (Trio Esperança), Deny e Dino, Paulo Sérgio, Dick Danello, Reginaldo Rossi, Sérgio Reis, Antônio Marcos, ...
Quem “chutou primeiro o balde” e trouxe o rock para o Brasil (pasmem os mais céticos) foi uma sambista, Nora Ney (não a Celly Campello como muitos pensam) cantora de samba-canção gravou em outubro de 1955 “Rock around the Clock”, de Bill Haley & His Comets para a trilha do filme 'Sementes da Violência'.
O surgimento do rock aconteceu nos EUA como consequência da mistura de outros estilos musicais, com enfoque no jazz, folk, country e rhythm and blues. As primeiras experimentações ocorreram ainda na década de 40, sobretudo em seus últimos anos, mas foi nos anos 50 que a vertente ganhou contornos mais nítidos.