Borda Incisal É o encontro da face vestibular com a face lingual.
Crista marginal:eminência situada nas bordas mesial e distal da face lingual dos dentes incisivos e caninos e nas bordas mesial e distal da face oclusal dos dentes pré-molares e mo- lares.
bordas incisais são estruturas de formato piramidal dos dentes posteriores. bossa é uma depressão da face vestibular delimitada pela borda incisal e cíngulo. sulcos principais são depressões que separam as cúspides. forame cego é uma saliência de esmalte no terço cervical da face lingual.
Estruturas anatômicas exclusivas dos Dentes Posteriores As estruturas de maior interesse se localizam nas faces oclusais. Cúspides Unidades funcionais dos dentes posteriores. Recebem o nome das faces as quais apresentam proximidade. Configura-se por vertentes, arestas, sulcos e ápice.
Elas são duas:
Biol , Zool Que ou aquele que tem duas dentições sucessivas: uma decídua e a outra permanente. A maioria dos mamíferos, inclusive o homem, é difiodonte.
A raiz dentária é a parte de um dente compreendida entre o colo e o ápice. Encontra-se inserida no processo alveolar e está revestida por cemento. Uma raiz pode ser única ou dividida em vários ramos, usualmente identificadas pela sua posição relativa, por exemplo, raiz lingual ou raiz bucal.
Coroa – a parte branca visível do dente; Colo – a parte localizada entre a raiz e a coroa.
Ela é a porta de entrada para todos os alimentos que ingerimos ao longo da vida e tem a função de mastigar e triturar bem as refeições para que o resto do processo seja bem feito. Ou seja, sem a presença de todos os dentes na arcada, o organismo pode passar por grandes problemas.
A linha cervical ou gengival é formada a partir da união dos zênites dos caninos, incisivos laterais e incisivos centrais superiores. Sendo o ponto mais apical do contorno gengival, o zênite, nos dentes superiores, está normalmente localizado distalmente ao longo eixo dentário.
Como você pode ver nas imagens acima, o Canino Superior apresenta grandes semelhanças com o Canino Inferior. No entanto, o Canino Inferior é um dente mais estreito, com face vestibular mais convexa e que terá as bordas mesial e distal da face vestibular mais retilíneas.
Classificação dos dentes A dentição é formada por dois grupos de dentes: anterior e posterior. Estes, por sua vez, estão divididos em dois subgrupos: o grupo de dentes anteriores consiste em incisivos e caninos; o grupo de dentes posteriores é formado por pré-molares e molares.
Na faixa de 5 ou 6 anos, espera-se que os dentes decíduos caiam naturalmente, mas esse processo pode se estender até a adolescência. Há casos em que os dentes de leite seguem firmes na arcada após a adolescência, condição que leva o nome de “retenção prolongada” devido à maior absorção da raiz dos decíduos.
Realmente não é normal nessa idade ainda ter dentes de leite. É importante buscar um profissional para saber as melhores formas de tratamento para o seu caso. Se pode resolver com aparelho, se precisa mesmo extrair, se é caso de colocar algum tipo de prótese ou implante.
“A troca começa a acontecer lá pelos seis anos de idade; o normal é que todos os decíduos caiam até os 13 anos”, estipula Simone.