Confira o passo-a-passo para montar uma periodização de treino em um software
Conheça as 5 melhores divisões de treino para você fazer
De acordo Tauá Fernandes, a divisão ABCD ou ABCDE possibilita uma maior ênfase de determinado grupo muscular. "Essas abordagens de treinamento vão variar a intensidade e o volume de treinamento. Além disso, vai ter um maior espaçamento de tempo de descanso". Cada grupo muscular vai ser exercitado uma vez por semana.
Geralmente, as melhores divisões de treino para iniciantes são a AB 2 vezes por semana e ABC sequencial (onde a pessoa vai seguindo a sequência e não com dias fixos). Elas permitem um trabalho generalizado e otimizam o desempenho. Para isso, é importante quantificar as cargas e o descanso de forma individualizada.
Com isto em mente, o treino de hipertrofia feminino a seguir tem como objetivo treinar a parte superior do corpo em um dia e a inferior em outro, totalizando duas vezes cada parte na semana. Esta divisão também é conhecida como AB 2X ou Upper/Lower, permitindo que o corpo inteiro seja trabalhado.
Treino sugerido para endomorfos
Se você é um iniciante e está treinando há pouco tempo (menos de 2-3 meses), a divisão de treino que costuma ser mais efetiva é o treino full body feito três vezes na semana, usando majoritariamente exercícios compostos.
Exemplo de treino push/pull/legs
Melhor ficha de treino para maximizar a hipertrofia muscular
Não existe um intervalo “ideal” de repetições para induzir hipertrofia, então use o intervalo de 3 a 25 repetições para promover uma série de estímulos e manter seu treino eficiente. Cargas mais pesadas exigem intervalos de descanso maiores (60 a 90 segundos) e cargas mais leves menores (30 a 60 segundos).
Treinar de 3 a 5 vezes por semana Para ganhar massa muscular, é importante que os treinos aconteçam de forma regular, sendo recomendado que o treino aconteça de 3 a 5 vezes por semana e o mesmo grupo muscular seja trabalhado 1 a 2 vezes, já que o descanso muscular é fundamental para a hipertrofia.
Para perder peso ou ganhar resistência Tanto para quem quer reduzir a gordura corporal e definir os músculos quanto para quem deseja aumentar o fôlego, os especialistas recomendam trabalhar com cargas moderadas, realizando três a quatro séries de 15 a 20 repetições.
Em geral, são realizadas 2 ou 3 séries por exercício e entre 10 a 12 repetições. No entanto, para saber qual número de séries é mais adequado para seu corpo, é necessário definir um objetivo e uma frequência semanal de exercícios.
Portanto, o ideal é ter algo em torno de uma frequência semanal de 2 a 3 vezes para cada grupo muscular por semana. E o trabalho para hipertrofia deve variar de 9 a 15 séries por semana para cada músculo. Então, nessas 3 vezes, é preciso fazer esse total na semana.
Já sabe quanto tempo por dia é o ideal para emagrecer de verdade? Saber quanto tempo treinar por dia não é nenhum mistério. A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.
Uma série é um número de repetições por exercício seguido por um intervalo de descanso. Exemplo: 3 x 8 (três séries de oito repetições).
REPETIÇÃO: Refere-se ao número de execuções de um mesmo exercício realizados consecutivamente, ás vezes com um pequeno intervalo de alguns segundos. Série: É um conjunto de repetições. As séries são realizadas com intervalos variados. Um exercício pode ter uma ou mais séries de um determinado nº de repetições.
Primeiramente, a repetição tem a ver com o movimento em si. Ela se refere à execução completa de um exercício e, de maneira geral, possui duas etapas: o levantamento da carga e o retorno à posição inicial.
3/10 ou três décimos, significa 3 partes de um inteiro que contém 10 partes.
Para resistência, também é evidente que você deve fazer muitas repetições, porque isso permite treinar por mais tempo....Conceitos básicos