Pessoas com sangue do tipo O - podem doar sangue para pessoas de todos os outros tipos sanguíneos, A, B, AB, O. É o chamado doador universal. De quem posso receber sangue? Pessoas com sangue do tipo A - podem receber sangue do tipo A e O.
Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo. Quando isso acontece, durante a gestação, a mulher produz anticorpos anti-Rh para tentar destruir o agente Rh do feto, considerado “intruso”.
De acordo com a Fundação Pró-Sangue, os sangues do tipo B-, B+, O+ e AB são os que estão mais em falta.
Com baixo estoque do tipo sanguíneo O, o Hemopasso alerta para a necessidade de urgência na reposição. O tipo sanguíneo O-, por exemplo, é considerado doador universal e pode ser infundido sem que ocorra rejeição do organismo e, em tempos de pandemia, a demanda por doadores de sangue aumenta.
Outra maneira de como descobrir meu tipo sanguíneo é por meio do exame de tipagem sanguínea. Quem possui convênio médico pode agendá-lo sem grandes dificuldades. Já as pessoas que dependem do sistema de saúde pública precisam consultar um médico que irá indicar o exame. Assim, será possível agendar o procedimento.
Ora, se o médico não sabe qual o tipo sanguíneo da vítima (algo comum em acidentes traumáticos, em especial se não há familiares por perto), acaba recorrendo ao tal O-. Dito de outra forma, esse é o tipo mais desejado pelos hospitais. Acontece que, no Brasil, só 7% da população se enquadra nessa tipagem.
Assim, os tipos sanguíneos podem ser classificados de acordo com o tipo e com o fator Rh. Os tipos sanguíneos são: A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-.
Tipagem Sanguínea com Fator Rh - R$13,50 à vista - Labi Exames.