Aparelho manual
Como medir a pulsação Aproxime o indicador e o dedo médio da região próxima ao punho, até sentir os impulsos. A região do pescoço também serve à medição. Aproxime os mesmos dedos da artéria carótida. Pressione bem de leve, para não comprometer o fluxo de sangue que chega ao cérebro.
Devemos tomar o pulso com dois dedos: indicador e médio. Com o indicador pressionamos a artéria contra o osso e, com o dedo médio, percebemos o pulso. O pulso pode ser tomado em diversos pontos do corpo.
Pressione levemente o seu dedo indicador contra a lente da câmera de seu aparelho por uns 15 segundos. É importante estar em um ambiente bem iluminado, de preferência com luz natural, e que você não pressione tanto a câmera. Se o seu smartphone tiver flash o resultado pode ser muito melhor e mais preciso; Passo 7.
Se a pessoa apresentar esse aumento da frequência cardíaca mais de 3 vezes por semana, mesmo quando encontra-se em repouso, sem fazer nenhum esforço, e sem nenhuma das situações acima, deve ir ao cardiologista para fazer exames ao coração, identificar a causa e iniciar o tratamento, se necessário.
Como ajudar alguém com crises de ansiedade