Podemos identificar as madeiras através da observação dos tecidos lenhosos, quando visto a olho nu ou com o auxílio de uma lupa. Esta deve ser colocada em contato com a superfície em exame, procurando-se sempre uma posição que forneça iluminação adequada sobre o campo visual.
Nome científico: Manilkara spp., Sapotaceae. Observação: a Madeira de maçaranduba pertence ao grupo de espécies do gênero Manilkara que produzem Madeiras pesadas, duras, de coloração castanho-avermelhada.
Características sensoriais: cor, bege-rosado; brilho moderado; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade média; dura ao corte; Durabilidade Natural e Tratabilidade Química: moderadamente resistente à podridão-branca e muito resistente à podridão-parda.
Conheça agora algumas das espécies de madeira maciça altamente recomendadas para o uso em móveis para espaços externos.
Nome popular: Cupiúba, Copiúba, Copiúba Rosa, Peroba Cupiúba, Peroba do Norte. Devo me preocupar com o cheiro da Peroba Cupiúba? Alguns cliente se preocupam com o cheiro da madeira, mas esta é uma preocupação desnecessária. Com o tratamento da madeira com verniz e stain dentre outras opções, o odor some completamente.
Salpique bicarbonato de sódio dentro das gavetas, armários e superfícies do móvel novo para absorver o cheiro. Deixe o bicarbonato agir da noite para o dia e aspire o pó no dia seguinte.
Outra dica são aromatizadores de ambientes, vinagre (1 parte dissolvida em 4 partes de água quente, passar na madeira de forma a não encharcar e deixar secar bem) e bicarbonato de sódio (1 colher de sopa em 2 litros de água, deixar agir por 10 minutos e retire o excesso, deixe secar bem).
Misture duas colheres de chá de sabão para madeira com um galão de água quente no balde. Encha o pano velho com água e sabão e limpe cada área interna e externa da cômoda e das gavetas. Certifique-se que o pano só fique úmido enquanto você limpar a cômoda porque encharcar a madeira poderá danificá-la.
Xixi de cachorro da madeira Depois, esfregue a mancha com uma esponja e uma solução feita com vinagre e água. Deixe agir por alguns minutos. Se não houver mais odor, seque com um pano. Caso o cheiro de xixi de cachorro persista, antes de secar, aplique bicarbonato de sódio.
Combine uma pequena quantidade de amônia e água e lave suas mãos. Isso pode acabar com o cheiro persistente de querosene.
A forma mais simples de remover esse tipo de cheiro é passar um pano úmido no móvel, em seu interior e exterior, contendo uma mistura de água, bicarbonato de sódio e vinagre. Após passar em todas as superfícies, deixe o móvel aberto (caso for um armário ou contiver gavetas) e esperar secar.
A dica é tirar o que está comprometido do guarda-roupa e deixar exposto ao sol por, mais ou menos, duas horinhas. Além disso, se sentir necessidade, também pode passar um pano umedecido com vinagre de álcool nessas roupas e, depois, tirar a umidade com outro pano seco antes de colocá-la de volta no armário.
Um balde de água com vinagre branco é uma das soluções mais eficientes de como tirar odor de ambiente fechado, no caso o cheiro de tinta fresca. Coloque aproximadamente 2,5 litros de água em um recipiente grande, como uma bacia ou um balde e acrescente uma xícara de vinagre branco.
Coloque diversas tigelas pequenas cheias de bicarbonato de sódio ou vinagre branco por todo o cômodo com o odor de madeira envernizada. O bicarbonato de sódio absorve os cheiros e pode ser eliminado facilmente após o uso.
Limão e água: encha um balde com água e coloque, no interior, vários limões partidos a meio ou às rodelas. A água vai absorver o solvente presente no ar e os limões libertarão o seu aroma fresco e agradável.
Umedeça duas ou três folhas de papel toalha e coloque-as no mesmo recipiente com carvão. Depois, coloque-as no meio do cômodo que foi pintado. O carvão absorve odores, portanto, ele provavelmente irá acabar com o cheiro de tinta ou pelo menos o reduzirá dentro de 24 horas.
Ponha tigelas de vinagre branco destilado na sala perto do móvel novo. O vinagre absorve o terrível odor e deixa a sala com um cheiro frescante. Deixe as tigelas durante a noite ou mais tempo para livrar o cômodo do odor. O cheiro de vinagre evaporará dentro de uma meia hora depois que tirar as tigelas.
As tintas e vernizes contêm solventes orgânicos que emitem vapores à temperatura ambiente; por contato direto com a pele ou por inalação podem provocar alergias, queimaduras ou, após inalações repetidas, doenças respiratórias e lesões pulmonares.
Como fazer para se tirar esse cheiro? Se percebeu cheiro forte no seu colchão novo, deixe ele arejar, retire do plástico e deixe alguns dias em alguma lugar bem arejado. Lembrando que não são todos colchões que apresentam o cheiro forte de colchão novo, apenas alguns.
30 dias
Se o colchão já pegou o cheirinho pode ser feita uma receitinha: Misture em um balde três copos de vinagre, um copo de álcool, 3 colheres de amaciante e uma colher de bicarbonato de sódio, depois com uma toalha esfregue por todo o colchão e deixe-o no sol o maior tempo possível.
Passo a passo
Basta utilizar um pano com sabão ou detergente neutro e água. Algumas pessoas também costumam usar álcool. Lembrando que ao receber o produto em E.V.A., é comum que no início ele tenha um aguçado cheiro de borracha.
1 LITRO DE ÁGUA + 1/2 COPO VINAGRE DE ÁLCOOL + 1 COLHER DE SOPA BICARBONATO SÓDIO + 1/4 COPO DE ÁLCOOL + 1 COLHER DE SOPA AMACIANTE. Borrife sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, caminhas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas...
Umedeça algumas toalhas de papel com vinagre branco destilado e guarde-as dentro de um saco plástico e deixe-o aberto. Feche a mala e deixe as toalhas de papel durante a noite. O vinagre absorverá e neutralizará os odores.