UNICELULARES
Os organismos unicelulares são aqueles que possuem corpo formado por apenas uma célula. Em razão da simplicidade desses seres, acredita-se que os primeiros organismos vivos que surgiram no planeta eram unicelulares. ... Organismos unicelulares podem ser ainda procariontes ou eucariontes.
Os vírus não possuem células (acelulares): a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Essa característica contraria a teoria celular, que diz que todos os seres vivos são formados por células. Assim sendo, por não possuírem células, muitos afirmam que os vírus não são seres vivos.
Os seres vivos e os elementos não vivos compõem o ambiente . Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais e as plantas. Os elementos não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.
Para compreender o que é um ser vivo, é necessário entender o funcionamento e os processos evolutivos que atuam em um determinado organismo. Quando falamos em seres vivos, logo nos lembramos dos animais, entretanto, plantas, fungos, protozoários, algas e bactérias são também considerados seres com vida.
Os seres vivos são constituídos por células, necessitam de energia para realizar metabolismo, respondem a estímulos, apresentam material genético, reproduzem-se e evoluem.
As proteínas são substâncias que formam todos os seres vivos. ... As proteínas são formadas por moléculas chamadas de aminoácidos, que ficam ligadas por ligações conhecidas por polipeptídicas. Existem apenas vinte aminoácidos, que se combinam de maneira diferente e formam todas as diversas proteínas conhecidas.
autótrofos
Como exemplos de produtores temos as plantas e as algas, seres clorofilados, que não se alimentam de outro ser vivo obtendo do Sol a sua energia de que necessita para a fotossíntese. No processo da fotossíntese, as plantas retiram água e sais minerais do solo pelas raízes.
Os animais (herbívoros, carnívoros ou onívoros) não produzem seu alimento, por isso são considerados seres consumidores. Existem, no ambiente, certos fungos e bactérias que se alimentam dos restos ou do cadáver dos seres produtores e consumidores.
Entre os organismos consumidores estão os seres decompositores, onívoros, carnívoros e herbívoros. Sendo assim, os humanos fazem parte do grupo de seres consumidores. ... Consumidores primários - são os animais que se alimentam de organismos considerados produtores (plantas e vegetais).
Os organismos denominados produtores, como o próprio nome diz, são os que utilizam a energia química ou luminosa para produzir a energia necessária à sua manutenção. Os consumidores são organismos que se alimentam de outros organismos, como fazem todos os animais.
Produtores: produzem a própria energia, como as plantas e o fitoplâncton. Consumidores: animais que se alimentam de produtores e/ou outros consumidores; podem ser herbívoros, onívoros ou carnívoros. Decompositores: ocorrem em todos os níveis e decompõem matéria orgânica, devolvendo o essencial para a natureza.
A teia alimentar pode ser definida como um conjunto de cadeias alimentares de um determinado ecossistema. ... Nela encontramos produtores e consumidores ocupando, cada um, um nível trófico diferente. Os produtores são aqueles organismos que são capazes de produzir seu próprio alimento, tais como plantas e algas.
*SERES DECOMPOSITORES: Algumas bactérias e fungos se alimentam de organismos mortos e restos de seres vivos, realizando o processo de decomposição; portanto, eles são chamados de decompositores.
Resposta: São os decompositores. Explicação: São seres vivos heterótrofos, como algumas bactérias, fungos e protozoários, responsáveis por realizar a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar.
A relação ecológica em que um animal come um vegetal é chamada de herbivoria. Como exemplo de animais herbívoros, podemos citar o boi, veado, gafanhoto, borboletas, zebras, elefantes, girafas, entre outros. A girafa é um herbívoro, pois se alimenta apenas de vegetais.
Os consumidores caracterizam-se por serem seres heterótrofos, ou seja, dependem de outros seres vivos, normalmente os produtores, para se alimentarem. Os consumidores não conseguem produzir seu próprio alimento.
Resposta. os fungos e bactérias!
É o caso das minhocas, muitos roedores, insetos, crustáceos, etc. Há autores que consideram como detritívoros necrófagos os abutres, os chacais, as hienas, etc., que se alimentam de cadáveres frescos ou em estado de muito ligeira decomposição, acabando, frequentemente, o "trabalho" dos carnívoros.